ZombieLoad: nova falha de segurança afeta os computadores com processador Intel

15 Maio, 2019 0 Por Joel Pinto

Os utilizadores um pouco mais informados e interessados, certamente que se lembram das vulnerabilidades do Meltdown e do Specter que afetaram os computadores com processadores Intel. Depois de ter sido resolvido essa falha grave, uma nova falha foi descoberta: seu nome é ZombieLoad e novamente diz respeito aos processadores Intel, que remonta aos modelos lançados em 2011.

O ZombieLoad na verdade contém quatro vulnerabilidades de segurança que, uma vez exploradas, permitem que um hacker roube dados do computador de uma pessoa. Esse pode ser o histórico de navegação de um navegador da Web, por exemplo, assim como nomes de utilizador e passwords ou outros elementos importantes, como chaves para criptografia de disco. O ataque pode ser feito num computador, assim como na nuvem, alertam os pesquisadores que descobriram o ZombieLoad.

Como se proteger? Se você tem um Mac, a Apple já corrigiu a falha com a implantação da atualização do macOS 10.14.5 para quem tem o macOS Mojave. Aqueles que têm macOS Sierra ou macOS High Sierra também tiveram o direito de corrigir. Se, por outro lado, você tiver um PC com o sistema operativo Windows, um patch será implantado e estará gradualmente disponível para todos.

ZombieLoad - ZombieLoad: nova falha de segurança afeta os computadores com processador Intel

Acontece que os patches têm um impacto sobre o desempenho dos dispositivos. Segundo a Intel, os computadores verão o seu poder de processamento ser reduzido em 3%, no pior dos casos,. Já nos servidores a situação parece ser bem pior, já que é esperado uma quebra de desempenho na ordem dos 9%.

Se possui um processador ARM ou da AMD, então pode ficar descansado, já que esta falha não afecta esses processadores.

 

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos.