Depois do Zenfone 4, Asus decide não actualizar o ROG Phone para o Android Pie

Depois do Zenfone 4, Asus decide não actualizar o ROG Phone para o Android Pie

29 Outubro, 2019 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias informei aqui que a Asus terá oficializado a não actualização do Zenfone 4 para o Android Pie. Mas parece que esse não é o único smartphone da empresa a ser deixado do lado, já que o primeiro ROG Phone, oficialmente também vai ficar no Android Ore.

ROG Phone não terá direito a actualização para o Android Pie

O ROG Phone, é um smartphone que foi lançado com o Android Nougat e posteriormente recebeu uma actualização para o Android Oreo, e pelo vistos as grandes actualizações ficam por aqui.
No inicio deste ano, nos fóruns oficiais do ZenTalk, um moderador afirmou que o actualização do Android 9.0 Pie iria chegar ao smartphone para jogos, no terceiro trimestre de 2019, e se possui o equipamento, poderá comprovar que isso não aconteceu.

ROG Phone

Entretanto, uma publicação mais recente confirma a especulação de que a actualização está atrasada indefinidamente. Por outras palavras, a grande actualização do Android Pie não vai chegar ao ROG Phone, mas o moderador confirma que o telefone continuará a receber as actualizações de segurança. Isso não é muito reconfortante, considerando que os utilizadores do ROG Phone tiveram que esperar mais de três meses por uma actualização de segurança, que agora está com a do mês de Junho… com 4 meses de atraso.

O mínimo que a ASUS poderia fazer, era permitir que os utilizadores pudessem desbloquear o bootloader do ROG Phone, para que o utilizador, se assim entendesse, pudesse instalar uma custom ROM, mas parece que nem isso vão permitir.

A plataforma Android, apesar de todos os seus benefícios, ainda sofre com um grande problema de fragmentação. Se consigo perceber que as pequenas empresas não têm a capacidade de actualizar os seus equipamentos, grandes OEM como a Asus não têm desculpas. O ROG Phone é um telefone que chegou ao mercado a custar quase $1000 e é deixado de lado, quando ainda é um dos melhores smartphones para jogos, no mercado.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.