Yuki Naka: criador do Sonic foi preso no Japão

Yuki Naka: criador do Sonic foi preso no Japão

19 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Muito conhecido por ser uma pessoa muito bem humorada, Yuki Naka, o criador do Sonic the Hedgehog (e do muito menos popular Balan Wonderworld), foi preso no Japão por contar com informações privilegiadas.

Após uma investigação que durou vários meses, as autoridades japonesas estão convencidas de que Yuki Naka, então funcionário da Square Enix, assim como outros funcionários da editora, teriam investido grandes somas na recompra de ações do estúdio Aiming.

O problema? Naka sabia da produção de um jogo Dragon Quest para smartphone, informação que ainda não foi divulgada publicamente durante a recompra de ações. O objetivo era então obter um grande ganho com a revenda das ações em alta após a publicação da notícia.

Naka teria apostado 2,8 milhões de ienes (cerca de 20 mil euros) na Aiming, uma pequena parte das recompras de ações dos funcionários da Square Enix levadas em sigilo (47,2 milhões de ienes, ou 325 mil euros).

Yuki Naka

Yuki Naka preso por crimes económicos

Observe que o Japão tem uma mão bastante pesada para crimes financeiros, crimes mais frequentemente punidos com penas de prisão do que na Europa e em outros mercados. Por fim, observe que Yuki Naka já não trabalhava para a Square Enix quando foi preso, tendo este último deixado a editora após o enorme fracasso comercial de Balan Wonderworld.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.