Youtuber cria a PlayStation 5 que faz sonhar milhões de jogadores

Youtuber cria a PlayStation 5 que faz sonhar milhões de jogadores

23 Janeiro, 2024 0 Por Joel Pinto

Matthew Perks constrói a PlayStation 5 que muitos gostavam de ter

O último projeto de Matthew Perks, conhecido pelo seu canal DIY Perks no YouTube, é um feito técnico. Conseguiu transformar a clássica PlayStation 5 numa versão muito mais fina, tanto que coube na capa de uma mochila para laptop.

A façanha do DIYer reside na sua capacidade de reduzir todos os componentes principais da PlayStation 5 num chassi extremamente fino. Utilizando a motherboard original da console, Matthew teve que reconstruir completamente o sistema de refrigeração, que incluía o dissipador de calor e a ventoinha. Apesar dessas mudanças, ele afirma que o processador não ultrapassa os 42 graus Celsius, mesmo sob carga total, sem produzir ruído excessivo do ventilador.

No seu canal no YouTube, Matthew Perks explica passo a passo como transformou a consola doméstica numa “espécie de tablet”, inclusive utilizando uma impressora 3D para criar um invólucro externo. Não é apenas a espessura do aparelho que impressiona, mas também as suas especificações.

O YouTuber optou por integrar um ecrã OLED 4K de 14 polegadas de um laptop Alienware danificado, complementada por um sistema de áudio composto por dois altifalantes estéreo e um mini subwoofer de 5W. O ponto fraco desta criação é a dependência de energia externa, que requer uma ligação com fio permanente para operar. Não há espaço para uma bateria.

A versão tablet da PlayStation 5 do Perks parece-se com qualquer outro dispositivo comercial, mas é menos volumosa do que a PlayStation Slim, que já por si é mais fina, ao mesmo tempo que oferece um ecrã de muito boa qualidade. Porém, tenha cuidado, naturalmente isto anula a garantia da consola.

No entanto, há que admitir que esta criação não corresponde ao que geralmente esperamos das atuais consolas portáteis, que são normalmente mais pequenas (mas também muito menos potentes) do que uma PlayStation 5 completa. A Sony viveu alguns contratempos no setor de consoles portáteis e nunca conseguiu se posicionar, abandonando o mercado para a Nintendo Switch e mais recentemente a Steam Deck.

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.