Ignorar os anúncios do YouTube? Vai ser complicado
12 Maio, 2023Bloquear bloqueadores de anúncios agora é uma realidade no YouTube, com a plataforma a anunciar que está a realizar alguns testes neste exato momento com determinados utilizadores. A ideia é simples: o utilizador precisa de desativar o seu AdBlock para poder assistir aos vídeos da plataforma.
“Bloqueadores de anúncios não são permitidos no YouTube”, diz uma mensagem que apareceu a alguns utilizadores. Três argumentos são então apresentados:
- Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
- Os anúncios mantêm o YouTube gratuito para biliões de utilizadores em todo o mundo.
- Pode saltar os anúncios com o YouTube Premium, e os criadores ainda podem ser pagos pela sua assinatura.
Existem dois botões, a saber, “Permitir anúncios do YouTube” e “Experimentar o YouTube Premium” .
O teste foi partilhado pela primeira vez no Reddit. Desde então, um funcionário do YouTube confirmou que de facto estão a testar essa solução. No entanto, não há informações sobre quantas pessoas isso afeta.
As razões pelas quais a plataforma decidiu testar esse recurso com vistas a implementá-lo no futuro são bastante claras, já que grande parte da receita do serviço, mas também dos criadores, vem dos anúncios. No entanto, no tópico do Reddit, muitos utilizadores expressaram a sua frustração com a plataforma devido ao aparente aumento no número de anúncios colocados nos vídeos.
Youtube quer acabar com os bloqueadores de anúncios
Para informação, a assinatura Premium do serviço custa € 11,99/mês. A assinatura remove os anúncios do serviço, permite o download de vídeos para visualização offline e dá acesso ao se serviço de streaming de música.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.