YouTube: vídeos gerados por IA devidamente identificados

YouTube: vídeos gerados por IA devidamente identificados

14 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

A Inteligência Artificial Generativa veio para ficar, e o YouTube tem que se adaptar a essa nova realidade, que até à bem pouco tempo, era quase inexistente. Como tal, a plataforma terá de lidar com vídeos gerados por essa Inteligência artificial, com criadores que em breve terão que indicar se o seu conteúdo contou com a utilização do mesmo.

Youtube "ataca" vídeos com Inteligência Artificial

Essa mudança visa principalmente informar melhor os utilizadores. Haverá também uma nova opção para solicitar a remoção deste tipo de vídeos que às vezes pode clonar um artista sem o seu consentimento.

Estas novas regras deverão entrar em vigor nos próximos meses, a meio de temores de que vídeos com elementos gerados por inteligência artificial possam ser utilizados ​​para manipulação eleitoral, fraudes ou colocar pessoas em falsas situações.

“Tornaremos possível solicitar a remoção de conteúdo gerado por inteligência artificial ou outro conteúdo manipulado para simular uma pessoa identificável, incluindo o seu rosto e voz”, revelou o YouTube.

Segundo o Youtube, os critérios levados em consideração para solicitar a remoção estarão relacionados, nomeadamente, com a diferenciação entre paródias e vídeos que mostram pessoas reais que podem ser identificadas. A plataforma também irá solicitar aos criadores que indiquem claramente quando o conteúdo realista foi criado utilizando IA, para que as pessoas que o visualizam sejam notificadas com uma exibição específica.

“Este poderia ser um vídeo criado por IA que retrata de forma realista um evento que nunca aconteceu ou um conteúdo que mostra alguém a dizer, ou a fazer, algo que não disse ou fez”, diz o serviço de vídeo pertencente à Google. “Isso é especialmente importante nos casos em que o conteúdo aborda temas delicados, como eleições, conflitos, crises de saúde pública ou personalidades.”

O não cumprimento dessas políticas resultará na remoção do conteúdo do YouTube ou na suspensão do canal do programa de participação nas receitas de anúncios. O YouTube também planeia permitir que a indústria musical solicite a remoção de conteúdo criado para copiar o estilo de um artista.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.