Youtube com novo design e alguns recursos adicionais

Youtube com novo design e alguns recursos adicionais

25 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Chegou o momento do YouTube fazer algumas alterações no seu visual. Uma operação delicada que muitos utilizadores nem sempre vêm com bons olhos. A plataforma de vídeo online avança assim com infinitas precauções, e pode ficar descansado que nenhuma revolução é de se esperar.

Na web, com aplicações móveis ou como parte de uma consulta na Smart TV, o tema escuro do YouTube torna-se mais… escuro. O objetivo é fazer com que as cores se destaquem melhor no ecrã.

Sob o guarda-chuva de um Modo Ambiente, há um pequeno efeito para fazer com que a cor de fundo da aplicação corresponda ao conteúdo do vídeo que está a ser visualizado. Apresentado como subtil, o efeito é inspirado na luz projetada pelos ecrãs num quarto escuro.

"Queríamos recriar esse efeito para que os espetadores fossem diretamente atraídos para o conteúdo e o vídeo ficasse ainda mais visível na nossa página de visualização", explica o YouTube numa publicação no seu blog. Um efeito oferecido apenas com o tema escuro e com consideração no nível da lista de reprodução.

Youtube testa coisas novas que se concretizam

Os links do YouTube nas descrições dos vídeos foram substituídos por botões, enquanto botões como Gostar, Partilhar e outros foram reformulados para minimizar as distrações. O botão de inscrição foi retocado com uma nova forma e alto contraste para se destacar melhor. As miniaturas de vídeo agora têm cantos arredondados.

Além de um novo visual, o player incorpora recursos como o pinch-to-zoom, que agora é oferecido a todos para facilitar o zoom in e out de um vídeo, a partir de um smartphone Android ou de um iPhone.

No computador ou no smartphone, a pesquisa precisa permite retroceder ou avançar num vídeo graças à visualização imagem por imagem através de miniaturas. Isso facilita uma pesquisa fina num vídeo, com uma sequência em particular.

O YouTube também lembra a adição de um gráfico que indica os momentos repetidos com frequência num vídeo, a possibilidade de pressionar longamente em qualquer lugar do player para pesquisar, pressionar duas vezes com dois dedos para saltar capítulos.

Para todos os utilizadores, as mudanças no YouTube serão lançadas gradualmente durante as próximas semanas. A empresa enfatiza que o feedback de utilizadores e criadores é levado em consideração., e como tal, desta vez não deverá haver grandes problemas.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este é o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.

Informático de profissão, e apaixonado por novas tecnologias, desportos motorizados e BTT.