YouTube afirma não desacelerar o carregamento no Firefox

YouTube afirma não desacelerar o carregamento no Firefox

22 Novembro, 2023 0 Por Sandro Sotto

Nos últimos dias surgiram informações que davam conta de que o Youtube desacelera a sua plataforma quando é utilizada em navegadores que não o Google Chrome, nomeadamente o Firefox. Inclusive, foi mostrado um vídeo onde claramente se vê que o Chrome é muito mais rápido a carregar a plataforma de vídeos, e que existe uma espécie de bloqueio que faz atrasar o carregamento no Firefox.

Youtube não força qualquer lentidão no Firefox

O YouTube quis reagir após essa acusações de que a sua plataforma deliberadamente desacelera os utilizadores do Firefox, e garante que isso não é verdade. A verdade é que o YouTube não exibe quase nada durante alguns segundos e depois começa a revelar todos os elementos necessários, incluindo o vídeo a ser assistido... algo que não acontece no Chrome.

Mas será essa uma limitação voluntária por parte da Google? O grupo associa essa situação aos bloqueadores de anúncios, e afirma que:

Para apoiar um ecossistema diversificado de criadores em todo o mundo e permitir que milhares de milhões de pessoas acedam aos seus conteúdos favoritos no YouTube, lançámos uma iniciativa para incentivar os utilizadores com bloqueadores de anúncios ativados a permitir anúncios no YouTube ou a experimentar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios. Os utilizadores que possuem bloqueadores de anúncios instalados podem ter uma visualização abaixo do ideal, independentemente do navegador que usam.

Assim, segundo parece, a plataforma tem um novo trecho no seu código que está relacionado ao bloqueio de bloqueadores de anúncios, e isso causa um atraso virtual de 5 segundos a quem o utiliza. Esta escolha não é realmente uma surpresa, já que o YouTube à muito procura uma forma de acabar com os bloqueadores de anúncios na sua plataforma, tendo inclusive revelado que fará uma caça aos mesmos globalmente.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.