YouTube muda as regras, e desafios como o do Bird Box são agora proibidos

YouTube muda as regras, e desafios como o do Bird Box são agora proibidos

17 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

A receita para que algo se torne viral é desconhecida. Certo é que do nada, certas situações se tornam virais pelas mais variadas razões. Algumas muito engraçadas, e outras nem por isso, umas perigosas, e outras simplesmente inocentes. E agora, o Youtube acaba de mudar as regras do que pode ser publicado na sua plataforma, de forma a acabar de vez que os desafios virais que são perigosos, ou que possa causar algum trauma psicológico.

Lembram-se do desafio InMyFeelings? Esse desafio fazia com que pessoas saíssem dos carros em movimento para dançar a coreografia de uma musica do Drake. Sim, um desafio parvo e muito perigoso.

Mais recentemente “viralizou” o estúpido desafio do Bird Box, onde as pessoas conduziam com os olhos vendados. O resultado final, como era esperado, nunca era o melhor. Acidentes graves aconteceram e foram gravados, outros tantos aconteceram e não foram gravados.

Mas o que têm em comum esses dois desafios, alem de ambos serem estúpidos? Simples, milhares de vídeos de ambos surgiram na plataforma do Youtube, e que agora passam a ser proibidos.

Já os desafios “inocentes” poderão continuar a ser partilhados, como aquele em que as pessoas despejavam água pela cabeça abaixo.

A partir de agora, os proprietários dos mais variados canais terão dois meses para remover o seu conteúdo “ilegal” da plataforma. Ninguém receberá qualquer aviso antes que as regras entrem em vigor, e isso acontece a meio de março. As pessoas que violarem essas diretrizes receberão inicialmente um aviso, mas após três avisos no espaço de três meses, o canal será removido.
Como a plataforma interpreta precisamente as regras e quais são exatamente os parâmetros para ‘perigoso’ ou ‘trauma psicológico’, ainda não está muito claro.

Certo é que esses vídeos virais, e extremamente perigosos, deverão desaparecer do Youtube no máximo até ao final de março.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.