Youtube testa pequenos jogos na sua plataforma
9 Setembro, 2023O YouTube está a lançar na sua aplicação uma plataforma que oferece pequenos videojogos, agregando uma nova forma de interagir com o conteúdo do seu serviço. Contudo, esta não é apenas uma experiência de jogo na nuvem, mas sim um pequeno lado que vive dentro do site da plataforma de streaming.
Em qualquer caso, pelo menos por enquanto, trata-se de uma oferta experimental, acessível a um número limitado de participantes. Como saber se somos um dos felizardos? Basta abrir o YouTube e procurar a guia “Playables” ao lado do conteúdo na página inicial. Para quem tem acesso, os jogos podem ser jogados tanto no site para desktop como nos dispositivos móveis.
Atualmente, a Google não fornece uma lista de títulos disponíveis, mas o pessoal do 9to5Google relata que existe um jogo chamado Stack Bounce que envolve chutar uma bola através de anéis através de cliques oportunos. Se este título lhe parece familiar, é provavelmente porque Stack Bounce já era oferecido no serviço Google GameSnacks.
Além disso, mover uma bola em 3D aqui ou ali está longe de ser o tipo de jogo que o Google Stadia poderia oferecer antes de fechar portas, mas a empresa de Mountain View especifica que o sistema ainda irá guardar o seu progresso, acessível através da aba “Histórico”. Por outras palavras, experiências mais complexas poderão surgir num futuro mais ou menos próximo, na medida em que não haja progresso real a salvar quando simplesmente movemos uma bola saltitante através de anéis. De momento, em qualquer caso, é uma coleção de minijogos.
Youtube conta com alguns jogos na sua plataforma
O YouTube não é o único serviço de streaming de vídeo que testa jogos na nuvem. A Netflix avançou significativamente nessa direção nos últimos anos e, mais recentemente, estendeu os seus serviços a determinadas Smart TVs e computadores. Até o TikTok está a testar pequenos jogos nativos, além de oferecer os seus concursos em direto com prémios.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.