Youtube finalmente melhora a sua interface para Android e iOS
3 Fevereiro, 2022Mais vale tarde do que nunca, mas temos que admitir que já estava mais do que na hora. Estabelecido nos nossos smartphones, e nos nossos hábitos há mais de quinze anos, há muito tempo que o YouTube não mudava a sua interface móvel. A tal ponto que no iOS, e no Android, era necessário deixar um vídeo em ecrã completo para poder comentar, curtir ou não, mas também para ter acesso aos botões de partilha e adicionar à playlist. Uma perda de tempo que a empresa finalmente decidiu enfrentar.
Inicialmente identificado pelo pessoal do The Verge, a aplicação móvel do Youtube agora conta com uma barra pop-up adicional, que aparece quando a exibição em ecrã completo está activa.
Com uma implantação gradual confirmada por um porta-voz da empresa, essa nova barra de controlo deve chegar rapidamente a todos os smartphones compatíveis. Concretamente, já promete economizar algum tempo precioso, ao permitir comentários, e interacções, sem precisar de sair do vídeo.
Com esta nova interface, a guia de comentários passa a ser exibida em exibição sobreposta, para poder ler as reacções dos espectadores enquanto continua a ler. Observe que a opção também pode encontrar todo o seu interesse durante as lives, ao permitir que a comunidade comente directamente do seu smartphone.
Youtube para Android e iOS finalmente com melhorias na sua interface
Ao colocar as reacções em destaque, o YouTube espera aumentar o número de interacções do público com os vídeos publicados na sua plataforma. Resta saber se o facto de facilitar os likes não trará consigo o ressurgimento dos desgostos, ainda sujeitos a debate dentro da empresa. Lembre-se que no ano passado, a subsidiária da Google removeu oficialmente o contador de antipatia, com o objectivo de evitar o assédio induzido por efeitos de massa.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.