youtube-dl: desaparece o maior site para descarregar músicas e vídeos

youtube-dl: desaparece o maior site para descarregar músicas e vídeos

9 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Desde o advento do YouTube e a mudança empreendida pela empresa em relação ao streaming de música, as ferramentas online para upload de conteúdo para a plataforma são inúmeras. Algumas até se tornaram icónicas entre os utilizadores, como é o caso do youtube-to-mp3 ou o youtube-dl.

Inevitavelmente, tal popularidade despertou a curiosidade dos detentores de direitos de autor, que geralmente relutam em permitir que os utilizadores descarreguem as suas músicas de uma forma totalmente gratuita.

Sem surpresa, foi exatamente isso que aconteceu ao youtube-dl. Em 2020, a Recording Industry Association of America (RIAA), associação americana de detentores de direitos de autor, solicitou expressamente ao Github, no qual a ferramenta foi partilhada, que a removesse do seu catálogo. Depois de cumprir, a plataforma finalmente mudou de ideia e colocou o site novamente online, obrigando a RIAA a fazer uma aproximação à justiça.

A Sony, a Warner e a Universal decidiram então atacar diretamente a Ubserspace, empresa alemã que gere o alojamento do youtube-dl, argumentando que ela é responsável pela pirataria de milhares de conteúdos protegidos por direitos de autor. A empresa tentou defender-se afirmando que a sua ferramenta também servia para descarregar legalmente outros conteúdos, mas isso não convenceu a Justiça, que exigiu a retirada imediata do youtube-dl.

RIP youtube-dl

“O utilizador deve reconhecer que o conteúdo do YouTube, ao contrário do conteúdo multimédia de outros sites, não pode ser descarregado clicando com o botão direito do mouse e deve estar ciente de que isso é possível através da tecnologia do YouTube e que o youtube-dl “anula” essa proteção. Portanto, deve-se presumir que o utilizador médio está a agir de má fé ”, decidiu o tribunal de Hamburgo.

Por seu lado, Jonas Pasche, CEO da Uberspace, denuncia “um dia vergonhoso para a liberdade de expressão”, que “abre caminho à censura privatizada” .

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.