YouTube cresce entre empresas e lojas com recursos e resultados mais versáteis

YouTube cresce entre empresas e lojas com recursos e resultados mais versáteis

14 Outubro, 2021 Não Por Redação

Desde que foi comprada pela Google em 2006, a plataforma do YouTube conseguiu um forte crescimento com os criadores e consumidores de vídeo online. Alguns canais amadores alcançaram milhões de inscritos e se transformaram em grandes referências na internet. Entretanto, somente nos últimos anos é que a plataforma começou a ficar mais versátil e alcançou novos públicos. Empreendedores e lojas virtuais, por exemplo, estão usando cada vez mais os vídeos para chamar a atenção das pessoas online.

Recentemente, em coluna exclusiva publicada no site, nós comentamos sobre o potencial do YouTube como uma plataforma de publicidade, e não apenas de vídeos online. A quantidade de conteúdos pagos, ou então patrocinados, tem crescido e chegado ao maior número de pessoas possíveis. Só que o site nem sempre foi assim, e por muito tempo era usado de uma maneira mais simples e até mesmo amadora. Algo que ainda pode ser feito, pois, o que mudou foi apenas a versatilidade.

Porém, o que tem mais chamado atenção na atualidade é a presença de empresas e lojas virtuais na plataforma. Isso causou um impacto não apenas nos negócios, mas também na economia na totalidade. No Brasil, a movimentação financeira no YouTube gerou uma receita de quase 0,05% do PIB nacional. Um bom exemplo acontece com lojas como a O Boticário e a Havaianas, que possuem no perfil da plataforma milhões de seguidores e visualizações, além de conteúdos exclusivos.

Esse impacto também pode ser visto com o surgimento de ferramentas e softwares para criação e edição de conteúdos no formato audiovisual, principalmente para publicar no YouTube. A InVideo, por exemplo, possui um editor que permite fazer vídeo com fotos, sempre de forma interativa e profissional. O software possui diferentes recursos, como bando de imagens, vídeos e áudio, modelos de transições e até mesmo molduras inteligentes, para conseguir chamar a atenção da audiência mesmo com um vídeo simples totalmente feito apenas com imagens. A ferramenta também permite que o conteúdo seja postado diretamente em várias redes sociais como o Youtube, e não apenas na plataforma da Google.

youtube

Mais espaço para os vídeos curtos

O próximo passo do YouTube é conseguir mais audiência com os vídeos curtos, algo que cresce com o sucesso do rival TikTok. A rede social chinesa reinventou a forma de consumir conteúdos neste formato, e agora a tendência é a produção de vídeos de curta duração. Pensando nisso, a Google anunciou um fundo de US$ 100 milhões para incentivar os criadores a usarem o novo YouTube Shorts. Ou seja, a disputa promete gerar ainda mais vídeos.

As empresas e as lojas virtuais não devem ficar de fora disso. Algumas grandes marcas do Brasil, por exemplo, já estão produzindo conteúdos assim para buscar espaço. É o caso do Banco Itaú, que possui mais de 500 mil seguidores no perfil do TikTok e conta com várias publicações. A loja Magalu também é outro bom exemplo, inclusive no próprio YouTube Shorts. O perfil Canal da Lu tem mais de 2 milhões de seguidores, e usa os vídeos curtos para atrair ainda mais potenciais clientes nas redes sociais.

O YouTube é uma plataforma que cresceu muito nos últimos anos, e não apenas para os criadores de conteúdos menores, mas para qualquer negócio. As grandes empresas perceberam o impacto dos vídeos online, e a plataforma da Google é uma das mais eficientes para publicar e conseguir uma boa audiência. A projeção é que isso continue a crescer, principalmente com o sucesso de outras plataformas, pois esse é o formato de conteúdo que está mais conseguindo atrair a atenção das pessoas.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.