YouTube expande caça aos bloqueadores de anúncios globalmente

YouTube expande caça aos bloqueadores de anúncios globalmente

1 Novembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Há algumas semanas YouTube decidiu iniciar uma “guerra” contra os utilizadores que utilizam bloqueadores de anúncios. Se até agora isso estava limitado a alguns utilizadores em alguns mercados, a plataforma de streaming decidiu agora alargar a mesma globalmente.

Assim, se possui um bloqueador de anúncios e assiste a vídeos na plataforma de propriedade da Google, poderá receber uma mensagem a dar conta que o player simplesmente deixará de funcionar:

“Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios. A reprodução do vídeo será bloqueada se o bloqueador de anúncios estiver ativo ou se o YouTube não estiver na lista de permissões.”

Em junho, a plataforma falava de uma “pequena experiência geral”. Hoje, a plataforma confirma que isto diz respeito a muito mais utilizadores do que inicialmente. Christopher Lawton, chefe de comunicações da empresa, disse ao pessoal do The Verge que o uso de bloqueadores de anúncios viola as regras da plataforma, acrescentando que “os anúncios apoiam um ecossistema diversificado de criadores em todo o mundo e permitem que biliões de pessoas acedam aos seus conteúdos favoritos no YouTube” .

YouTube vai acabar de vez com o bloqueador de anúncios na sua plataforma

Qual é a solução? A plataforma convida os utilizadores a desativar o seu bloqueador ou assinar a sua oferta YouTube Premium que (legalmente) remove anúncios e oferece outros elementos, como acesso ao serviço de streaming Music. Isso custa 12,99€/mês (ou 16,99€/mês se utilizar a aplicação iOS).

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.