Xiaomi: Utilizadores encontram malware de hacking no seu equipamento
4 Setembro, 2023A Xiaomi volta a ser falada, mas desta vez não parece ser pelos melhores motivos. Segundo está a ser avançado, diversos utilizadores estão a reportar ter encontrado um malware chamado de Mintnav instalado nos seus dispositivos, que supostamente serve para hacker o Google Chrome.
Ainda não foram reveladas informações de como esse malware interfere nos equipamentos dos utilizadores, mas o utilizador que encontrou o mesmo no seu equipamento, reportou o segundo no Reddit:
Olá pessoal, vi recentemente em todos os meus telefones Xiaomi que a minha página inicial do Google Chrome foi alterada para um site chamado “Mintnav”, tomem cuidado para alterá-lo, não encontrei nenhuma documentação sobre este site, então acho que é uma farsa (algo que descobri há muito tempo feito pela Xiaomi)
Depois dessa publicação, milhares de utilizadores usaram a rede social X (anteriormente Twitter) para revelar que o mesmo acontece no seu equipamento, muitos dos quais chegam a marcar o Ministro de Estado de Eletrónica e Tecnologia da Informação da Índia, para que estes tomem as medidas necessárias.
Uma rápida pesquisa na web afirma que o “Mintnav enquadra-se na categoria de aplicação sequestradores de navegador e, embora possa não causar danos diretos significativos, pode certamente ser uma fonte de considerável aborrecimento e interrupção nas suas atividades diárias de navegação na web”.
Xiaomi vê-se no meio de uma polémica por causa do Mintnav
Embora as preocupações dos utilizadores sejam válidas, não está claro como esta aplicação desconhecida foi parar aos smartphones da empresa chinesa. A verdade é que até ao momento não surgiram relatos de utilizadores de outros equipamentos, em que o Mintnav tivesse surgido no mesmo. Então, é possível que a empresa esteja realmente envolvida nesta situação de alguma forma. Pode ser que este alegado malware tenha aparecido nos smartphones da marca após uma atualização, ou que venha instalada de fábrica.
Teremos de esperar para obter mais informações, e de preferência oficiais.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.