Xiaomi está a trabalhar num smartwatch com Wear OS

Xiaomi está a trabalhar num smartwatch com Wear OS

2 Março, 2023 0 Por Joel Pinto

Recentemente a Xiaomi anunciou ao mundo o novo Watch S1 Pro, um smartwatch elegante e que em termos de especificações, parece estar realmente muito bem equipado. Este novo equipamento de facto está dotado de uma série de sensores dedicados ao rastreamento de saúde e atividades físicas e oferece uma autonomia de cerca de duas semanas.

No entanto, como todos os outros smartwatches da marca, ele é alimentado por um sistema operativo proprietário da empresa que, embora ainda seja baseado no Android, tem pouco ou nada a ver com o Wear OS. Por esse motivo, ele renuncia a alguns recursos que são realmente bons. Como tal, a Xiaomi gostaria de ter um smartwatch que aproveita-se todas as potencialidades do Wear OS.

Assim, e segundo está a ser revelado pelo pessoal do 9to5Google, parece que a gigante chinesa está a trabalhar no seu primeiro smartwatch equipado com Wear OS. Além do óbvio suporte para os Google Play Services, não há muitas informações sobre o suposto wearable, mas parece que será baseado no Wear OS 3, continuando a ser gerido pela atual aplicação proprietária, o Mi Fitness.

O dispositivo também deve manter a marca Xiaomi Watch, talvez criando alguma confusão entre os utilizadores que poderiam facilmente confundi-lo com um dos muitos outros dispositivos da faixa não Wear OS.

Também será interessante ver como a empresa abordará a questão da autonomia, os atuais smartwatches da Xiaomi oferecem de facto uma duração de bateria invejável, algo que o Wear OS raramente é capaz de oferecer. Se a empresa não encontrar uma solução para os diferentes utilizadores, estes podem continuar a preferir smartwatches com sistema proprietário só para não terem que recarregar o aparelho várias vezes pro semana.

wear os
Watch S1 Pro

Xiaomi Watch deverá chegar este ano com o Wear OS 3

Ou talvez a adoção do sistema proprietário da Google possa melhorar as vendas dos wearables da marca, como aliás já aconteceu no passado com a Samsung, que viu crescer a difusão dos seus smartwatches graças à adoção do Wear OS.

De qualquer forma, parece que o desenvolvimento do primeiro smartwatch da Xiaomi, equipado com Wear OS, está bem avançado e, mesmo que não haja timings precisos, parece que poderá ser lançado no mercado ainda durante o ano de 2023.

FONTE

Joel Pinto
 | Website

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.