Xiaomi investe na TCL e no negócio de casa inteligente

Xiaomi investe na TCL e no negócio de casa inteligente

9 Janeiro, 2019 0 Por Joel Pinto

Dois gigantes tecnológicos chineses deram as mãos, e assinaram uma pareceria estratégica, e estamos a falar da Xiaomi, amplamente conhecida por todos, e a TCL, que é uma das maior fabricantes de TVs LCD do mundo, e ainda controla a produção de smartphones da marca Alcatel, Blackberry, e conta com muitos outros negócios.
A Xiaomi adquiriu 65,2 milhões de ações da TCL, que lhe dá "somente" 0,48% do capital social da empresa, com o objetivo de reforçar a presença no setor de produtos para casa inteligentes, e não só. A aquisição intensifica a aliança entre as duas marcas chinesas, já que a 29 de dezembro ambos assinaram uma parceria estratégica que estabelece as bases para uma colaboração em várias frentes, incluindo pesquisa e desenvolvimento no campo de dispositivos inteligentes e Integração do software da Xiaomi nas TV's da TCL.

Lei Jun, Presidente e CEO da Xiaomi, comentou a aliança com a TCL, enfatizando as implicações importantes que ela terá nos seus negócios:

A aquisição de ações e a cooperação estratégica com a TCL em várias áreas, incluindo pesquisa e desenvolvimento conjuntos e cadeias de fornecedores, são de grande benefício para a maior exploração e crescimento da Xiaomi na indústria de eletrodomésticos. Em 2019, a Xiaomi está determinada a lançar eletrodomésticos fantásticos com preços honestos.

Já a TCL lembra que as atividades realizadas pelas duas empresas são complementares e, uma vez combinadas, podem estabelecer as bases para uma expansão dos seus respectivos negócios em todo o mundo:

Acreditamos que a extensa capacidade da Xiaomi em P&D e desenvolvimento de produtos, combinada com a nossa rica cadeia de suprimentos e nossa experiência em construção, criará uma forte sinergia industrial. Podemos, assim, juntos, promover o rápido crescimento na indústria de eletrodomésticos inteligentes na China e expandir para o mercado global.

A Xiaomi recorda ainda que no decorrer de 2018, as atividades relacionadas ao mercado de eletrodomésticos representaram uma nova alavanca de crescimento: a Xiaomi TV tornou-se a mais difundida na China e as vendas relativas em todo o mundo aumentaram 350%. A empresa chinesa tem objetivos ainda mais amplos, incluindo a expansão de linhas de produtos no setor branco (ar condicionados, máquinas de lavar, etc.).

Um passo adicional é adicionado ao projeto de expansão mundial da Xiaomi, cada vez mais presente também no mercado italiano através da abertura de pontos de venda que distribuem smartphones, mas não apenas.

 

FONTE