Xiaomi revela primeiros detalhes do MIUI 15

Xiaomi revela primeiros detalhes do MIUI 15

7 Agosto, 2023 0 Por Joel Pinto

Há algum tempo que temos falado do MIUI 15, a próxima versão da interface da Xiaomi que é baseada no sistema operativo Android, e que na grande maioria dos novos equipamentos da empresa será baseada no Android 14, enquanto que em outros continuará a ser baseada no Android 13.

A verdade é que há algum tempo que se tem falado no mesmo, mas agora, durante um evento realizado na China, a Xiaomi revelou o logótipo do MIUI 15, que vem com um fundo rosa e o número 5 branco ao centro (ver imagem acima). Esta nova versão da interface da fabricante chinesa será inicialmente lançada na Ásia com o Redmi K60 Ultra, enquanto para a Europa o possível smartphone a ter as honras da sua estreia será o Xiaomi 13T Pro, a versão “ocidental” do Redmi K60 Ultra.

Durante o evento, a empresa divulgou alguns detalhes sobre a nova interface, ficando no entanto bastante vago e prometendo que a atualização trará uma série de melhorias em várias frentes, oferecendo uma experiência diária nunca antes vista.

Uma das mudanças mais óbvias do MIUI 15 diz respeito ao aspeto visual. Os vários ícones da interface serão redesenhados para oferecer uma estética mais moderna e uma série de novos temas e widgets serão introduzidos para personalizar ainda mais o seu smartphone.

Entre as novidades já antecipadas por alguns rumores nos últimos dias, encontramos também um amplificador de volume que ocorrerá nas configurações do sistema. Esta função permitirá aumentar a saída de áudio em até 200%, ideal em situações onde é necessário um som mais potente, como quando está em ambientes ruidosos. Além disso, as notas no MIUI 15 receberão uma grande melhoria. Os utilizadores poderão copiar e colar não apenas texto, mas também imagens e ficheiros de forma rápida e fácil. Esta funcionalidade vai facilitar a partilha de conteúdos multimédia com outras pessoas, tornando a experiência mais fluida e intuitiva, à semelhança do que já oferecem os Samsung Galaxy e os Google Pixel.

Xiaomi fala pela primeira vez do MIUI 15

No entanto, não haverá apenas espaço para novas funções no MIUI 15, porque também haverá uma série de melhorias “no seu interior” que terão um impacto significativo na experiência diária, como por exemplo desempenho aprimorado com carregamento mais rápido de aplicações, animações mais suaves e menos lag. Por fim, atenção especial será dada à gestão de privacidade, com novos recursos avançados que darão aos utilizadores maior controlo sobre os seus dados, mesmo que não tenham sido divulgados muitos detalhes a esse respeito.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.