Xiaomi poderá estar a preparar um smartphone modular

Xiaomi poderá estar a preparar um smartphone modular

18 Maio, 2021 0 Por Sandro Sotto

Não é uma inovação, mas a Xiaomi parece estar a trabalhar num smartphone modular. Algumas fabricantes já haviam trabalhado nesse situação há alguns anos, mas os fracos resultados levou a esses projectos tivessem ficado para trás.

Agora, a fabricante numero 3 a nível mundial parece interessada em reviver essa possibilidade. Depois do Mi Air Charge (carregamento remoto) e do Mi Mix Fold (o primeiro smartphone dobrável do fabricante), a empresa poderia desferir um grande golpe com um smartphone modular, feito de blocos de componentes capazes de ser montados como LEGOs.

O pessoal do site LetsGoDigital descobriu alguns indicações que apontam nesse sentido, e de que a fabricante tem um projecto de um equipamento, em que a sua descrição fala num smartphone feito de três módulos componentes: o módulo superior conteria o processador e o fotobloco, o módulo do meio a bateria e o módulo inferior os HPs e a porta USB.

Xiaomi modular

Xiaomi trabalha num telefone modular?

Ele parece ser muito semelhante ao projecto Aria, da Google, um conceito muito ambicioso… mas que foi rapidamente abandonado devido à sua complexidade. Alem disso, o LG G5 também experimentou a aventura modular, mas também sem muito sucesso.

Se tal conceito ainda não passa de um sonho, ainda é necessário que a produção de componentes siga atrás, sem falar que também será necessário convencer os utilizadores, já que os poucos smartphones vendidos com elementos modulares foram um real fracasso no mercado.