Xiaomi oficializa o MIUI 12.5: Conheça todas as novidades

Xiaomi oficializa o MIUI 12.5: Conheça todas as novidades

28 Dezembro, 2020 0 Por Joel Pinto

A fabricante Chinesa Xiaomi anunciou hoje o seu mais recente topo de gama, o Xiaomi Mi 11, num evento realizado na China. No entanto, a empresa aproveitou esse evento para anunciar o novo MIUI 12.5, aquela que é a mais recente versão do sistema operativo da empresa.

Lançado para substituir o MIUI 12 que foi apresentado em Abril, o MIUI 12.5 parece uma atualização com apenas alguns melhoramentos, já que a empresa forçou a sua Interface a "fazer dieta" para a tornar mais rápida, mais leve e mais eficiente.

Um dos dados mais relevantes, foi a reescrita da IU do sistema, conforme declarado pelo fabricante chinês, seria responsável por uma redução de 20% da memória utilizada e a utilização da mesma em segundo plano seria inferior em 35%, em média. Além disso, o consumo de energia das aplicações da sistema teria sido reduzido em cerca de 25%.

Com a atualização do algoritmo de movimento MIUI AI, há também uma melhoria de 20 vezes na capacidade de renderização. Do ponto de vista gráfico, há novas animações do sistema e um novo super wallpaper de uma sugestiva montanha nevada, com luzes, sombras e nuvens que são renderizadas em tempo real que mudam ao longo do curso das 24 horas.

O MIUI 12.5 também melhora o uso da vibração para retornar um feedback de toque mais natural. A Xiaomi então insistiu muito nas melhorias relacionadas à privacidade, e a primeira diz respeito à área de transferência: são mostradas todas as aplicações que podem ler o conteúdo da área de transferência, e que têm acesso às gravações. O MIUI 12.5 ativa o mecanismo de sandbox e mantém cada álbum separado, além disso, há proteções adicionais no navegador e na Xiaomi App Store.

MIUI 12.5

MIUI 12.5 é agora oficial

No entanto, a Xiaomi não deixou de apresentar novas funções interessantes, por exemplo, um passo claro no discurso de colaboração entre dispositivos móveis e os computadores: o utilizador pode visualizar e gerir notificações de smartphones diretamente no PC, também pode abrir capturas de ecrã e páginas da web, e assim por diante.

Quanto aos sons do sistema, a fabricante tem trabalhado para torná-los mais naturais e para isso tem colaborado com artistas sonoros internacionais. Segundo a Xiaomi, os sons usados ​​cobrem habitats como a floresta tropical da América do Sul, Austrália, o Círculo Polar Ártico e as pastagens da África Oriental, e existem sons de mais de 120 criaturas que podem ser misturados e combinados. Todos os sons do sistema foram criados para ter o melhor desempenho em smartphones equipados com duplo altifalante.

Por enquanto, apenas uma versão beta privada foi lançada na China (pode ler aqui), e ainda não se sabe quando poderá chegar aos outros mercados.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.