Xiaomi afirma que o GDSA não é uma aliança para competir com a Play Store

Xiaomi afirma que o GDSA não é uma aliança para competir com a Play Store

10 Fevereiro, 2020 0 Por Joel Pinto

No passado dia 6 informei aqui que os gigantes chineses Xiaomi, Huawei, Oppo e Vivo tinham assinado uma aliança para combater a hegemonia da Google Play Store. Na ocasião foi explicado que a Aliança Global de Serviços para Desenvolvedores (GDSA) apresenta-se como uma plataforma de desenvolvimento destinada a facilitar a portabilidade de aplicações para um número variado de dispositivos (das marcas Huawei, Xiaomi, Oppo e Vivo), e que estava planeada uma App Store padrão e unificada, que poderia ser uma solução que eventualmente, se tornaria numa alternativa credível à Google Play Store.

GDSA não é concorrente da Google Play Store

Agora, temos uma declaração oficial da Xiaomi sobre esse assunto, onde a empresa afirma que não querem competir com o Google Play Store. O gigante chinês afirma que o único objectivo é facilitar os desenvolvedores a utilizar lojas de aplicações na China, um mercado onde a Google Pay Store não está presente oficialmente, e claro que com muitos clientes em potencial que poderiam ser alcançados dessa forma.

A Global Developer Service Alliance serve apenas para facilitar o upload simultâneo de aplicações pelos desenvolvedores nas respectivas lojas de aplicações da Xiaomi, OPPO e Vivo. Não há interesse concorrente entre este serviço e a Google Play Store.

Obviamente, esta é uma afirmação que parece debilitante, mas também parece familiar. Não importa qual é a fabricante, já que no geral todas vão dizer que querem continuar a confiar no Android, e que querem continuar com a Google como parceiro. No entanto, se olharmos para o mercado, facilmente percebemos que empresas com a Huawei e ZTE, devem achar (e bem) que deverá haver alternativas no mercado à loja da Google.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.