Xiaomi: Carregamento de 200W sacrifica a vida da bateria
11 Junho, 2021No final do passado mês de Maio revelamos aqui o novo carregamento de 200W da Xiaomi. Esse carregador promete carregar uma bateria, de um smartphone, com 4000mAh em apenas 8 minutos… mas para isso causa algum impacto na bateria em si.
A Xiaomi explicou numa sessão de perguntas e respostas que foi realizado na rede social Weibo, que o carregamento rápido de 200W sacrifica a vida útil da bateria, e para isso deu o exemplo da bateria do Xiaomi Mi 11, que conta com 4000mAh. A empresa revelou que usando o novo carregamento, ao fim de 800 ciclos, a bateria perde 20% do total da sua capacidade, ou seja, é como se em termos práticos a bateria passasse a ter 3200mAh.
No entanto, a fabricante chinesa afirma que essa degradação de desempenho atende amplamente aos requisitos da regulamentação chinesa, que define o limite de uma capacidade residual de pelo menos 60% após 400 ciclos de carregamento. Ou seja, a tecnologia é bem aceite pelas autoridades Chinesas, já que eles afirmam que a bateria deverá ter 60% da sua capacidade após 400 ciclos de carregamento.
Carregamento de 200W da Xiaomi faz perder 20% da capacidade da bateria após 800 ciclos de carregamento
Se tivermos em consideração que a grande maioria dos utilizadores carrega o smartphone uma vez por dia, a redução da capacidade da bateria irá ser notada menos de 3 anos após a compra do equipamento. Se é bom ou mau, cabe a cada um de vós decidir.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.