Xiaomi pode apostar em smartphones com câmara pop-up
3 Agosto, 2023As fabricantes de smartphones estão constantemente à procura de novos formatos, e soluções, que possam garantir aos utilizadores experiências inovadoras e com mais recursos. E a Xiaomi, uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones, não é exceção.
Agora, foram publicadas na Web algumas imagens que mostram um possível smartphone inédito da gigante chinesa, que se caracteriza por uma câmara frontal com mecanismo retráctil (pop-up), ou seja, uma solução que outras marcas já exploraram no passado mas que não obteve o sucesso esperado.
Esse tipo de fator de forma foi desenvolvido inicialmente para resolver o “problema” do espaço ocupado pela câmara frontal e permitir que os utilizadores tenham um smartphone “all display”. As imagens do novo smartphone da Xiaomi estão relacionadas com uma patente intitulada “Hidden Electronic Device and Hidden Camera” que, segundo o que é possível apurar, deverá conseguir ocupar menos espaço, havendo a possibilidade de criar um aparelho mais fino, e leve, face ao modelos anteriores que tinham um mecanismo pop-up para a câmara frontal.
A patente concedida pela Administração Nacional de Propriedade Intelectual confirma a inclusão de um invólucro, um módulo de câmara e um componente refletor retrátil (este último desempenha um papel vital na proteção do módulo fotográfico, pois reduz o uso de espaço e melhora a qualidade do pixel refletindo as imagens de volta ao sensor).
Xiaomi prepara smartphone com câmara pop-up?
Nos últimos anos, a popularidade das câmaras pop-up tem sofrido altos e baixos e são muitas as marcas que têm preferido optar pelas câmaras hole-punch, ou mesmo sub-ecrã, soluções capazes de garantir um design mais elegante.
Resta saber se a Xiaomi decidirá focar-se nesta patente e lançar no mercado um ou mais smartphones equipados com este fator de forma.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.