Xbox Series X: Como a Microsoft quer dar mais destaque à velocidade do seu SSD

Xbox Series X: Como a Microsoft quer dar mais destaque à velocidade do seu SSD

27 Maio, 2020 0 Por Joel Pinto

A peça central da PlayStation 5, da Sony, é o seu SSD super rápido. É ele quem permite que o chefe da Epic Games diga que a PS5 "é muito superior a qualquer coisa que encontramos no PC de hoje". Por seu lado, a Microsoft também anunciou que o Xbox Series X seria equipada com um SSD, mas no papel ele será mais lento. Onde a Sony anuncia alcançar 5,5 GB/s na leitura na PS5, o SSD da Xbox Series X é anunciado com leitura na ordem dos 2,4 GB/s, uma taxa de bits significativamente inferior... chega a ser muito menos de metade.

No entanto, segundo a Microsoft, não devemos enterrar a Xbox Series X muito rapidamente nesse ponto. A empresa parece ter apostado numa arquitectura particularmente optimizada.
James Stanard, engenheiro da Microsoft, utilizou a rede social Twitter para responder a algumas perguntas sobre a arquitectura da Xbox Series X. Ele retornou mais precisamente a alguns pontos já levantados pela Microsoft, que permitem contrastar os números anunciados por caminho áspero. Primeiro, a velocidade de 2,4 GB/s chega a 4,8 GB/s quando falamos de dados compactados. No lado da Sony, esse número chega aos 9 GB/s para dados compactados.

Microsoft Xbox Series X preço especificações jogos

Microsoft acredita que o SSD da Xbox Series X será tão poderoso como o da PlayStation 5

De facto, a Xbox Series X, como a PlayStation 5, oferecem um sistema de descompressão em tempo real, independente do processador central ou da GPU e, portanto, sem qualquer custo para o desempenho, para o programador. Segundo James Stanard, 4,8 GB/s é uma estimativa "bastante pessimista" anunciada para não enganar o público, e a velocidade seria muito maior "Numa situação ideal".

Acima de tudo, a Sony e a Microsoft parecem ter adoptado duas abordagens radicalmente diferentes para gerir o armazenamento SSD.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.