Xbox Series: Microsoft permite desinstalações parciais para libertar armazenamento
4 Outubro, 2020Num podcast onde discutia o assunto que é referido no titulo deste artigo, o director de gestão de programas da Xbox, Jason Ronal, fez a seguinte revelação:
“Mesmo além do hardware, na verdade fizemos melhorias na interface de utilizador para facilitar a gestão do armazenamento. Por exemplo, um dos novos recursos que estamos a adicionar é, na verdade, para – se um título decidir suportá-lo – a capacidade de desinstalar selectivamente diferentes componentes do jogo.
Então, digamos que jogue uma campanha como exemplo e depois queira concentrar-se exclusivamente no modo multijogador. Se os programadores decidirem oferecer esse suporte, o jogador pode desinstalar a campanha em si para ter mais controlo de como está realmente a usar seu armazenamento, para que realmente obtenha o máximo proveito do armazenamento disponível.”
Ou seja, pelo que Jason Ronal diz é que não vamos precisar de ter todo o conteúdo de um jogo instalado na consola, e somente deixarmos instalado aquilo que realmente precisarmos. Ou seja, as novas Xbox terão uma gestão muito melhorada do seu armazenamento.
Xbox Series S | X chegará com uma gestão melhorada de armazenamento
Isso é algo semelhante aquilo que já foi revelado pela Sony para a sua PlayStation 5. Já foi revelado pela empresa, por exemplo, que num jogo com diversos níveis, o jogador poderá somente ter o nível 1 e nível 2 instalado quando começa a jogar ao mesmo. Quando o jogador atingir o nível 2, o nível 1 será automaticamente desinstalado e o nível 3 será instalado.
São diferentes formas de gestão de armazenamento, que se funcionarem, quem realmente fica a ganhar é o utilizador, que assim deixa de ser obrigado a ter um jogo totalmente instalado, com dezenas de GB ocupados, sem nunca precisar da informação que eles ocupam.
Ainda no podcast (que pode ser acedido aqui), Jason Ronal afirmou que é esperado que o mesmo jogo para a Xbox Series S e Series X, tenha tamanhos de instalações totalmente diferentes, onde obviamente a instalação na Series X será muito superior.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.