Xbox Scarlett mais poderosa que a PS5? Está quase confirmado
19 Junho, 2019No passado dia 17 surgiram informações, dadas por alguns desenvolvedores, de que a Playstation 5 iria voltar a ter a consola mais poderosa do mercado, e esse assunto foi abordado aqui.
Agora, novas informações revelam precisamente o contrário, dando indicações de que a Xbox Scarlett vai ser mais poderosa do que a Playstation 5.
Isso acontece porque a Sony já confirmou que a sua futura consola será baseado num GPU AMD Navi, e provavelmente sob uma primeira geração de RDNA archi, tal como as placas RX 5700 e RX 5700 XT (mid-range) que foram reveladas durante a E3.
O processo de fabricação de 7nm e o RDNA garantem um ganho de 1,5x em termos de potência (em comparação com o GCN do archi), mas a renderização do RayTracing é feita apenas por software, o que é extremamente intensivo em termos de recursos. O poder de computação da PS5 deve, portanto, ser próximo ao do RX 5700 XT, cerca de 8 Tflops (9 com um pouco “custom” provavelmente, mas não mais), o que já parece muito adequado e corresponde ao dobro do poder de uma PS4 Pro.
Do lado da Microsoft, Phil Spencer confirmou na E3 que a Xbox Scarlett iria trabalhar com a próxima geração de GPU Radeon RDNA, que, portanto, coincidem com a RX high-end (e que pode realmente competir com o Nvidia RTX high-end); podemos até falar numa dupla confirmação, já que Lisa Su, CEO e Presidente da AMD, disse que a console Scarlett irá integrar “a próxima geração de arquitetura de jogos RDNA” com processo de gravação de 7nm + FinFet (menor consumo de energia para o mesmo poder de computação), RayTracing e gestão de 60Hz 8K HDR ou 144Hz 4K HDR.
Isso significa, na teoria, que a Xbox Scarlett teria uma clara vantagem em termos de poder; o GPU da próximo consola da Microsoft deve mostrar um desempenho próximo dos 11 ou 12 Tflops, o dobro do poder de uma Xbox One X.
Current gen RDNA (2019, GCN/RDNA software Raytracing) / Next Gen RDNA (2020, hardware Raytracing).
PS5 / Xbox Scarlett
That’s the clue 👀 https://t.co/L7Pk2MdorO
— Darkfoxx/Mwaypoint – 🐍 eats monsters at breakfast (@Darkfoxx_One) 13 de junho de 2019
Obviamente, tudo isto é teoria, e sem grandes jogos exclusivos, o poder da consola pouco ou nada serve, já que o importante é o conteúdo dos jogos em si e não o poder gráfico ou de processamento.
Isso acontece com a actual Xbox One X, que em termos de desempenho é superior à PS4 Pro, mas a PS4 Pro conta com uma grande quantidade de jogos, e exclusivos, que faz com que ela seja a consola preferida de quem gosta de jogar.
Felizmente, à claras indicações de que a Microsoft já se apercebeu dessa situaçao, e já começou a trabalhar nos exclusivo e em mais conteúdo para as suas consolas.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.