X vai finalmente contratar uma armada de moderadores

X vai finalmente contratar uma armada de moderadores

31 Janeiro, 2024 0 Por Sandro Sotto

Elon Musk defende a liberdade de expressão (quase) irrestrita, mas sem dúvida há limites para tudo. Segundo está a ser revelado pelo Bloomberg, que aponta para informações de Joe Benarroch, gerente de operações comerciais da rede social X, a abertura de novos escritórios em Austin (Texas) acomodarão uma grande equipa de moderadores de conteúdo.

Cerca de uma centena de empregos constituirão, portanto, o “Centro de Excelência de Confiança e Segurança” cujo o principal objetivo será moderar determinados tipos de conteúdos, principalmente aqueles relacionados com a exploração sexual de crianças. “X não tem um negócio centrado nas crianças”, disse Benarroch, mas é importante que façamos estes investimentos para continuar a evitar que os infratores utilizem a nossa plataforma para qualquer distribuição ou interação com conteúdo CSE (conteúdo de exploração sexual infantil).

A exploração sexual de crianças não será o único conteúdo moderado pela equipa de Austin, que também será responsável por eliminar mensagens de ódio e também mensagens violentas da plataforma. Escusado será dizer que haverá trabalho… muito trabalho.

Este anúncio surge na sequência das inúmeras críticas recebidas pela rede social X relativamente precisamente à gestão (ou melhor, à não gestão) de conteúdos controversos e até ilegais.

X vai ganhar muitos novos moderadores

A Europa já ameaçou bloquear a rede social caso a mesma não cumpra a legislação em vigor na União, enquanto nos Estados Unidos, Linda Yaccarino, CEO da X, deve testemunhar perante o Congresso nesta quarta-feira, 31 de janeiro, para detalhar as medidas que irão ser tomadas para “tornar X inóspito para atores que procuram explorar menores”.

Lembramos também que após assumir o poder do X, Elon Musk despediu grande parte da equipa de moderação já instalada. O “centro de excelência de Confiança e Segurança” parece indicar que os gestores da rede social estão dispostos a reverter a sua decisão, já que isso assusta muitos anunciantes.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Sandro Sotto

Licenciado em Educação Física e apaixonado por novas tecnologias e gadgets. O meu hobbie alem da família e os amigos são os desportos motorizados e mais recentemente comecei a dedicar-me ao mergulho.