WordPad despede-se do Windows 28 anos depois

WordPad despede-se do Windows 28 anos depois

2 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Depois de ter feito a sua estreia com o Windows 95 em 1995, a Microsoft anunciou que irá descontinuar o WordPad com uma atualização futura do Windows. A empresa revela que essa aplicação já não está em desenvolvimento ativo, embora não tenha especificado o momento exato dessa mudança.

Para quem não conhece, o WordPad é uma aplicação básica de edição de texto que permite aos utilizadores criar, e editar, documentos com texto formatado e incluir imagens e links para outros ficheiros.

Em sua substituição, a Microsoft sugere o Word ou mesmo o Notepad caso não precise de suporte a rich text:

“O WordPad não está mais a ser atualizado e será removido numa versão futura do Windows”, revelou a Microsoft. “Recomendamos o Microsoft Word para documentos rich text como .doc e .rtf e o Windows Notepad para documentos de texto simples como .txt.”

WordPad prestes a tornar-se parte da história

Isso acaba por nem ser uma surpresa, visto que a aplicação tem sido um recurso opcional do Windows desde o lançamento do Windows 10 Insider Build 19551, em fevereiro de 2020. Embora ainda esteja instalado por padrão em todos os sistemas Windows, é possível desinstalá-la utilizando o painel de controlo, na secção ‘Recursos opcionais’.

Embora não tenha sido apontado como o motivo para a descontinuação do WordPad, no início deste ano, a operação de malware Qbot também começou a infetar computadores e a evitar a deteção, abusando de uma falha de sequestro de DLL na aplicação WordPad do Windows 10.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.