Wizards of the Coast proíbe utilização de IA no conteúdo do Magic: The Gathering
21 Dezembro, 2023A editora Wizards of the Coast encerrou o debate e também tenta pôr fim definitivamente à polémica que se seguiu às confissões de um artista de computação gráfica. Este último admitiu de facto ter utilizado a Inteligência Artificial Generativa para finalizar algumas das ilustrações pelas quais foi responsável para o livro Dungeons and Dragons (D&D).
Wizards of the Coast proíbe IA da arte de Magic: The Gathering
A Wizards of the Coast proibiu então o uso de qualquer forma de Inteligência Artificial para a marca Dungeons and Dragons, uma proibição que agora se estende ao altamente lucrativo jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering.
“Durante 30 anos, Magic: The Gathering baseou-se na inovação, na engenhosidade e no trabalho árduo de pessoas talentosas criando um jogo lindo e criativo. Isso não está a mudar”, disse a editora em comunicado. “As nossas diretrizes internas permanecem as mesmas em relação às ferramentas de inteligência artificial: exigimos que os artistas, escritores e criativos que contribuem para o Magic TCG se abstenham de usar ferramentas generativas de IA para criar produtos finais de Magic. Trabalhamos com alguns dos artistas e criativos mais talentosos do mundo e acreditamos que são eles que tornam o Magic excelente.”
O diabo está nos detalhes, notamos que a Wizards of the Coast proíbe a IA para as ilustrações finais, aquelas que serão efetivamente afixadas nas cartas do jogo, ou seja, nada proibiria à priori o uso da IA para trabalhos preparatórios, ou simplesmente para ter uma ideia geral de uma ilustração.
O posicionamento da editora (que pertence ao grupo Hasbro) é, em todo o caso, inédito no sector dos jogos de cartas colecionáveis e põe fim às especulações que se seguiram à enorme onda de despedimentos em curso na Hasbro. Sabemos agora que a IA generativa não é a causa deste vasto plano social.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.