WinRAR preocupado com suporte nativo do Windows 11 para o RAR

WinRAR preocupado com suporte nativo do Windows 11 para o RAR

1 Junho, 2023 0 Por Joel Pinto

Há alguns dias revelamos aqui que a Microsoft anunciou que o seu mais recente sistema operativo, o Windows 11, iria ganhar suporte nativo para um sem numero de ficheiros, entre eles o RAR e o 7zip. Isso significa que em breve, os utilizadores poderão gerir nativamente ficheiros compactados, especialmente ficheiros RAR, a partir do explorador de ficheiros do Windows.

Se a informação é tão importante, é porque há mais de 30 anos é necessário recorrer a um utilitário de terceiros, como o WinRAR, para esse tipo de tarefa. Assim que esse recurso for implantado para o maior número de utilizadores, esses utilitários passarão a obsoletos. E o que pensa o WinRAR desta situação?

A resposta do WinRAR, proprietário da extensão, foi obviamente muito esperada. E chegou, através de um simples press release. A empresa diz estar “honrada com a decisão da Microsoft”, acrescentando que “a compactação RAR vai-se tornar ainda mais popular e mais acessível para utilizadores que não estão familiarizados com o WinRAR”. Isso tem o mérito de ser claro. Obviamente, isso é bom para o público em geral e para o futuro das tecnologias de compressão.

Mas para a própria sociedade é bastante difícil, e isso é compreensível. “Estamos preocupados? Claro que somos uma pequena empresa e a Microsoft é uma grande multinacional que pesa vários biliões de dólares e que tem muito poder”, pode ler-se em particular no comunicado de imprensa, antes de recordar que para outras empresas, ainda mais pequenas, a situação é muito mais grave, até mesmo catastrófica.

De fato, ainda segundo o WinRAR, são todas essas pequenas aplicações que agora correm o risco de desaparecer da paisagem, os utilizadores provavelmente vão preferir em breve usar as funções nativas do Windows para extrair os seus ficheiros. “Esperamos que um número suficiente de pessoas continue a suportar uma pequena empresa de software como a nossa, para que possamos desenvolver o WinRAR durante muito tempo”.

Winrar corre o risco de fechar?

Falar em fechar é um pouco permaturo, já que apesar do suporte nativo da Microsoft, os utilizadores ainda vão precisar do software WinRAR sempre que precisarem de para criar ficheiros RAR. Isso acontece porque o Windows nativamente apenas gere a sua extração, e não permite a criação desses ficheiros.

FONTE

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.