Windows XP completa hoje 20 anos

Windows XP completa hoje 20 anos

25 Outubro, 2021 1 Por Joel Pinto

Estávamos a 25 de Outubro de 2001 e o mundo via nascer o Windows XP, o novo sistema operativo da Microsoft que vinha para substituir o Windows 98. Ele nasceu durante a era de ouro da Microsoft, quando a empresa estava a alcançar as suas maiores receitas, dominou o mercado de PCs e assumiu uma forte liderança sobre o Netscape na guerra dos navegadores (após este último liderar a corrida década de 1990).

O Windows XP também surgiu num momento em que mais pessoas do que nunca estavam a comprar aquele que viria a ser o seu primeiro computador pessoal. Esses computadores pessoais, e comerciais, chegaram com um pacote completo de software Microsoft pré-instalado e pronto para uso. Como resultado, o sistema operativo definiu a experiência de computação de muitas pessoas.

Construído sob o núcleo do Windows NT de grande sucesso (também a base para o Windows 2000), o Windows XP forneceu uma opção que, pela primeira vez, parecia, e sentia a mesma, quer estivesse a ser usada em casa ou no trabalho.

A priorização das necessidades dos utilizadores desta forma representou um momento divisor de águas para a Microsoft e foi um ingrediente chave no longo reinado do XP. O XP também apresentou várias inovações, incluindo a introdução da plataforma Microsoft Error Reporting.

Windows XP

Parabéns Windows XP

As versões anteriores do Windows tornaram-se famosas pelo chamado “ecrã azul da morte” que aparecia quando o sistema encontrava um erro. O XP o substituiu por um pequeno pop-up para recolhia dados sobre o erro e enviava os mesmos para os engenheiros da Microsoft para ajudá-los a melhorar o software.

Durante a gestão do XP, a Microsoft também lançou o Visual Studio .NET, um pacote de software para a construção de novos programas do Windows. Isso combinou todas as suas ferramentas de desenvolvimento para uma variedade de linguagens de programação, incluindo Visual C ++ e Visual Basic, e a nova linguagem “orientada a objetos” C # - uma rival da popular linguagem Java .

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.