Windows Update vai deixar de atualizar a sua impressora
8 Setembro, 2023Há muito que o Windows Update consegue atualizar o driver das impressoras. No entanto, a Microsoft anunciou agora que essa situação vai deixar de acontecer, obrigando as fabricantes a fazer os seus próprios ajustes.
A Microsoft deseja que as fabricantes de impressoras utilizem um driver de impressora padronizado para conectividade, e aplicações de assistência, de impressão para funcionalidade. Essas aplicações da Plataforma Universal do Windows (UWP) são distribuídos pela Microsoft Store e podem ser instalados automaticamente se uma impressora compatível for descoberta.
O driver de impressora padrão é o Microsoft IPP Class Driver, fornece “suporte de caixa de entrada para dispositivos de impressão compatíveis com Mopria em interfaces de rede e USB”. A Aliança Mopria foi criada em 2013 pela Canon, HP, Samsung e Xerox com o objetivo de criar padrões e soluções universais para digitalização e impressão. Os atuais membros incluem, além dos quatro membros fundadores, a Brother, Epson, Qualcomm, Microsoft, Lexmark, Kyocera, Adobe e vários outros.
Portanto, a Microsoft irá deixar de atualizar a sua impressora através do Windows Update.
Aqui fica o que diz a Microsoft sobre essa mudança no Windows Update:
- Setembro de 2023: Anúncio inicial do fim dos drivers de impressora de terceiros através do Windows Update.
- 2025: As fabricantes não podem mais lançar novos drivers de impressora através do Update do Windows. Os drivers de impressora existentes ainda podem ser atualizados.
- 2026: A Microsoft altera a ordem de classificação dos drivers de impressora para favorecer os drivers padronizados.
- 2027: Drivers de impressora de terceiros não podem mais ser atualizados através do Windows Update. A única exceção a esta regra são as atualizações que abordam problemas de segurança.
As fabricantes podem continuar a criar e distribuir drivers independentemente do Update do Windows. Isso também significa que as impressoras mais antigas continuam a ser suportadas, desde que haja um driver disponível para a mesma.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.