Windows: Microsoft confirma problemas do BitLocker nas actualizações mais recentes

Windows: Microsoft confirma problemas do BitLocker nas actualizações mais recentes

20 Agosto, 2022 0 Por Joel Pinto

A Microsoft confirmou oficialmente aquilo que muitos utilizadores têm relatado nos últimos dias. Segundo uma mensagem publicada nas informações oficiais do Windows Health Dashboard, a recente actualização de segurança para Secure Boot DBX ( KB5012170 ) faz com que os computadores inicializem na recuperação do BitLocker, solicitando que os utilizadores insiram as suas chaves de recuperação.

Além de reconhecer oficialmente esse bug, a Microsoft revelou algumas possíveis soluções temporárias para aqueles que estão a ser afectados:

  • Aqueles que já instalaram o KB5012170 e estão a receber prompts de recuperação do BitLocker devem inserir as suas chaves de recuperação. A orientação oficial está disponível na documentação da Microsoft (aqui).
  • Aqueles que ainda não instalaram o KB5012170 ou reiniciaram os seus sistemas após aplicar a actualização podem suspender temporariamente o BitLocker para contornar esse bug, e para isso devem fazer o seguinte:
    • Execute o prompt de comando como administrador e digite o comando Manage-bde -protectors -disable %systemdrive% -rebootcount 2
    • Instale o KB5012170.
    • Reinicie o computador duas vezes.
    • O BitLocker deve voltar a ser executado após a segunda reinicialização. Pode verificar o seu status utilizando o comando Manage-bde -protectors -Enable %systemdrive%
BitLocker

Microsoft admite problemas no BitLocker após instalação da actualização KB5012170

Curiosamente, a Microsoft diz que este bug não afecta todos os computadores. Segundo eles, os utilizadores que reiniciaram com êxito os seus computadores duas vezes após a aplicação do KB5012170 não receberão o prompt de recuperação do BitLocker. Além disso, o bug não incomoda os sistemas Windows 10, já que apenas afecta o Windows 11.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.