Windows comemora hoje o seu 35º aniversário

Windows comemora hoje o seu 35º aniversário

20 Novembro, 2020 0 Por Joel Pinto

O Windows foi o grande ponto de partida para a computação de consumo, um pilar central que foi lançado há 35 anos, a 20 de Novembro de 1985, por uma jovem empresa chamada Microsoft. Hoje, centenas de milhões de dispositivos estão equipados com alguma versão desse sistema operativo.

Portanto, foi em 20 de Novembro de 1985 que o digno sucessor do não menos famoso MS-DOS apareceu. Causando um aumento real na comunidade de TI, sendo então reduzido a um punhado de privilegiados, o Windows marcará o início de uma nova era, iniciando o desenvolvimento e a expansão de um universo que ainda continua a expandir-se nos dias de hoje.

O Windows 1.0, um bom primeiro na linha, produziu, portanto, várias versões antes de chegar à edição actual e final do Windows 10. Se, em qualquer caso, o vínculo familiar não é mais muito fácil de distinguir, as pistas muitas vezes estão escondidas em detalhes: barras de rolagem, menus suspensos, ícones, caixas de diálogo para não mencionar o software MSPaint ou WordPad.

Elementos que fazem parte do panorama de TI e que, se ausentes de uma interface, podem hoje provocar indignação e incompreensão. Mas, no passado, antes do Windows 1.0, os utilizadores tinham que ficar sem ele. Também era necessário dispensar o rato para nos focarmos nas linhas de comando.

Windows faz hoje 35 anos

Agora apontar e clicar tornou-se uma norma, e muito por culpa deste sistema operativo. Com este novo dispositivo de navegação, a Apple com seu Macintosh e a Microsoft revolucionaram a abordagem da computação. Nesse ano de 1985, três grandes players estavam sob os holofotes: IBM, Apple e Microsoft, doravante os três principais concorrentes no mundo da computação em massa.

E tudo muda em 35 anos, e que mudança no Windows e em outros sistemas operativos.

 

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.