Windows: Instalar atualizações sem reiniciar? Sonho está para breve
26 Fevereiro, 2024Supostamente, a Microsoft está atualmente a trabalhar numa evolução no sistema de atualizações de segurança do Windows 11 a fim de tornar esses sistema mais eficaz e não necessitar de reiniciar o dispositivo para aplicar as mesmas.
A informação está a ser avançada pelo pessoal do Windows Central, que dão conta que a funcionalidade, chamada de “hot patching”, na verdade já é conhecida no ambiente de sistema Microsoft, tanto no Windows Server como no sistema Xbox.
O Hot patching pode estrear com o Windows 11 24H2 que tem o seu lançamento planeado para o próximo outono, mas de momento apenas em sistemas baseados em processadores Intel e AMD x86-x64. No entanto, a compatibilidade com processadores ARM é esperada, mas chegará um pouco mais tarde, provavelmente em 2025.
Ainda não está claro se a funcionalidade será reservada para edições comerciais/empresariais do sistema ou também estará disponível para os SKUs mais populares entre clientes particulares, ou seja, a Home e a Profissional.
Certamente não é nenhum mistério que uma das peculiaridades mais irritantes do Windows sejam os pop-ups que pedem para reiniciar o sistema para aplicar uma atualização: eles parecem ter um talento bastante marcante para aparecer exatamente no momento menos favorável, por exemplo durante uma apresentação, ou no clímax da cena de um filme, ou nos estágios finais de uma batalha desafiadora com um chefe de final de nível de um jogo. Isso também acontece com bastante frequência, visto que a Microsoft publica pelo menos uma atualização cumulativa por mês (a tradicional “Patch Tuesday”), além de diversas outras atualizações em caso de emergências ou situações extraordinárias.
Windows 11 prepara-se para ganhar os Hot patching
Aparentemente já existem vestígios da tecnologia em “funcionamento” pelo menos do ponto de vista experimental. A versão mais recente do sistema operativo que foi lançada no canal Dev para Insiders está, na verdade, a testar um sistema de patch sem reinicialização com VBS (Virtualization Based Security) ativo.
Segundo a documentação oficial, a tecnologia funciona aplicando alterações diretamente no código armazenado na memória dos processos em execução no momento, para que não precisem de ser reiniciados. No entanto, uma reinicialização ocasional ainda será necessária: aparentemente todo o sistema depende do que é chamado de “atualização de linha de base”, que requer uma reinicialização a cada poucos meses – assumimos mais ou menos a cada trimestre, portanto, janeiro, abril, julho e outubro.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.