Windows AI Studio: ferramenta da Microsoft feita para executar… no Linux

Windows AI Studio: ferramenta da Microsoft feita para executar… no Linux

19 Dezembro, 2023 0 Por Joel Pinto

Não, não estamos a 1 de abril e por isso não é uma mentira. Satya Nadella acaba de enterrar definitivamente os poucos micro-vestígios sobreviventes da era Ballmer: a ferramenta de desenvolvimento Windows AI Studio, que foi anunciada recentemente e que se destina a desenvolvedores de Inteligência Artificial Generativa, será executado em… Linux.

Windows AI Studio não tem versão para... windows

E fique já a saber que o mesmo não tem qualquer versão para correr nativamente no Windows, o que torna tudo ainda mais, digamos, estranho. O AI Studio da Microsoft oferece aos programadores um conjunto de ferramentas para integrar IA generativa nas suas aplicações. Vários modelos de linguagem são oferecidos como padrão com o software, como Phi, da Microsoft, ou Llama 2 da Meta.

A escolha de um ambiente Linux para o uso de tal ferramenta é sempre surpreendente quando se trata da Microsoft… embora a empresa de Redmond já tenha integrado o Linux nos seus processos há muito tempo, a ponto de o Penguin OS poder ser iniciado diretamente do Windows, através do Windows Subsystem for Linux ou WSL.

Neste caso, os programadores vão precisar de lançar o Ubuntu 18.04 ou posterior, com o Windows AI Studio sendo oferecido como uma extensão do Visual Studio.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.