Windows 12 chegará com versão centrada no navegador para combater o ChromeOS

Windows 12 chegará com versão centrada no navegador para combater o ChromeOS

29 Setembro, 2023 0 Por Joel Pinto

O Windows 12 é a próxima versão do sistema operativo da Microsoft, e que está prevista já para o final de 2024, já que o atual Windows 11 completará três anos em outubro do próximo ano. Não há dúvida de que a gigante de Redmond esteja a trabalhar em pelo menos duas frentes para renovar o seu sistema operativo: a estética, implementando otimizações adicionais em todas as áreas, e a funcionalidade, cada vez mais impulsionada pela inteligência artificial.

Fontes próximas à Microsoft agora sugerem que a próxima versão do Windows também possa chegar numa versão mais leve e centrada no navegador para pelo menos tentar neutralizar o ChromeOS, o sistema operativo da Google.

Desde a recente Build 2023, a última edição da conferência anual de desenvolvedores da Microsoft, além de todas as novidades do Windows 11, surgiram muitos motivos para acreditar que em 2024 poderemos ver uma atualização significativa para o sistema operativo.

Parece que o Windows 12 pode tornar-se mais “modular”, receber uma renovação estética (como a tão falada barra de tarefas flutuante ), mas também muitas novidades baseadas na inteligência artificial, cada vez mais central nos planos da Microsoft que o inclui gradativamente no seu ecossistema de aplicações e serviços.

Nas últimas horas, surgiram informações que dão conta de que a Microsoft está a trabalhar numa versão leve e baseada em nuvem do Windows 12 para tentar neutralizar o Chrome OS, um sistema operativo que é centrado no navegador (que gira em torno do Google Chrome) e presente em diversos dispositivos de baixo custo. Além de ser de fundamental importância para alguns setores específicos como o educacional.

A primeira evidência disso surge de um dos anúncios de emprego publicados pela Microsoft que procura um Gerente de Produto Sénior que possa “definir e entregar a próxima geração de experiências e aplicações que abrangem cliente e nuvem para Windows”.

O Windows 12 pode ser o verdadeiro antagonista do Chrome OS

Desde os tempos do Windows 10X, a Microsoft vem tentando criar um sistema operativo leve que possa neutralizar seriamente o Chrome OS: esse sistema operacional “experimental”, no entanto, nunca se tornou um produto comercial lançado para o público em geral.

Com o Windows 12 , porém, as coisas podem mudar. Segundo o que foi apurado pelo portal especializado Windows Latest, o sistema anti-Chrome OS da gigante de Redmond girará em torno do Microsoft Edge e da inteligência artificial.

Deve-se dizer que esta versão do sistema operativo centrada no navegador (ou baseada na nuvem) não deve ser projetada para substituir a experiência Win32 tradicional oferecida em computadores desktop, mas para ser configurada como uma das variantes “adicionadas” para atender às necessidades de mercados específicos (exatamente aqueles aos quais o ChromeOS se destina).

Ainda estamos longe do lançamento comercial do Windows 12 (não deve acontecer antes de outubro de 2024) mas temos certeza que, nos próximos meses, os rumores sobre ele se intensificarão.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.