Windows 11 com novidades no suporte a ficheiros compactados

Windows 11 com novidades no suporte a ficheiros compactados

29 Janeiro, 2024 1 Por Joel Pinto

O suporte integrado de ficheiros do Windows 11 recebeu novos recursos para oferecer aos utilizadores mais flexibilidade, e personalização, ao trabalhar com ficheiros ZIP, 7zip e TAR sem depender de aplicações de terceiros.

A versão mais recente da visualização do Windows 11 do Canary Channel apresenta um novo assistente de compactação onde pode selecionar formato, nível de compactação, algoritmos de compactação e alguns recursos extras.

A Microsoft lançou o suporte para os ficheiros 7zip, TAR, RAR, 7Z, e outros formatos, para o Windows 11, no ano passado. No entanto, a capacidade de compactar ficheiros permaneceu inalterada, deixando os utilizadores com apenas uma opção. Com a build 26040 do Windows 11, a Microsoft muda essa situação.

Os clientes com a versão mais recente do Canary Channel podem clicar com o botão direito num ficheiro ou num aglomerado de ficheiros, e selecionar Compactar para > Opções adicionais. Isso abrirá um novo assistente, onde os utilizadores poderão escolher as seguintes opções:

  • Formato de ficheiros: 7zip, TAR e ZIP (RAR não está disponível).
  • Método de compactação: Store, Deflate, BZip2, LZMA1, LZMA2, PPMd. As opções disponíveis dependem do formato de ficheiro selecionado.
  • Nível de compressão: de 0 a 9.
  • Opções adicionais para reter links simbólicos e links físicos.
Windows 11

Microsoft melhora o sistema integrado de ficheiros do Windows 11

Ao contrário de algumas outras alterações na compilação 26040, novos recursos de compactação estão disponíveis para todos os utilizadores do Canary e não exige a ativação de qualquer recurso ou ID oculto. Infelizmente, os utilizadores ainda não conseguem proteger os ficheiros compactados com passwords ou abrir ficheiros protegidos.

Será interessante ver como as novas opções de ficheiros se comparam às de aplicações de terceiros. Quando a Microsoft introduziu o suporte inicial para o RAR, e outros formatos, ficamos a saber que o desempenho era notavelmente mais lento do que o de alternativas populares, como WinRAR ou 7Zip.

FONTE: NewWin

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.