Windows 11 está prestes a ganhar uma barra de tarefas otimizada para os tablets
10 Setembro, 2022Há novidades que está a utilizar a última versão de pré-visualização do Windows 11, essas novidades dizem respeito a quem confia em dispositivos com ecrãs touch. A Microsoft está reintroduzir uma barra de tarefas projetada para utilização em tablets.
Sabemos que a distinção no tipo de interface foi eliminada com o Windows 11 e deixou de existir um “modo tablet” real, porém em fevereiro deste ano foi testada uma nova barra de tarefas adaptada (no canal Insider), que foi posteriormente eliminada com o objetivo de ser otimizada.
A Microsoft então afirmou numa publicação que a barra de tarefas faz parte de uma atualização implantada no canal do desenvolvedor e está disponível apenas em PCs que podem ser utilizados como tablets, ou como 2 em 1, portanto, não em laptops ou desktop.
Como funciona? A própria barra de tarefas foi projetada para ficar oculta quando um utilizador não a estiver a utilizar, permitindo mais espaço de navegação no ecrã. Com a nova atualização, quando compactada mostrará apenas o básico, como o tempo e a percentagem de bateria.
Quando expandida, mostrará muito mais informações, e elementos úteis, como aplicações, widgets, o botão Iniciar e atalhos favoritos, favorecendo o uso do toque quando em uso. A barra de tarefas foi projetada para retornar à sua posição otimizada quando não estiver em uso, ou simplesmente quando um teclado estiver ativo.
Nova barra de tarefas a ser testada no Windows 11
Mas não é a única novidade que chega ao Windows 11 e há outras que não dizem respeito apenas aos convertíveis. Por exemplo, na mesma atualização temos ícones e ilustrações animadas no menu suspenso dedicado às Definições. Finalmente, existem algumas correções de bugs conhecidos.
Todas as alterações introduzidas pelo Insider Preview Build 25197 estão disponíveis na página dedicada no blog da Microsoft, aqui.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.