Windows 11 finalmente torna mais fácil escolher o navegador padrão

Windows 11 finalmente torna mais fácil escolher o navegador padrão

3 Dezembro, 2021 0 Por Joel Pinto

Parece que a Microsoft está a recuar na sua intenção de dificultar a escolha do navegador padrão do Windows 11. Até agora, a mudança era possível, mas exigia varias etapas, e que não estavam ao alcance de todos os utilizadores.

Agora a build 22509 do Windows 11, que está actualmente em fase de teste, permite que escolha o seu navegador padrão carregando apenas num botão. Como mostram as imagens de Rafael Rivera, uma mensagem a dizer "Tornar o Chrome o seu navegador padrão" aparece nas configurações do sistema operativo e pode clicar em "Definir como padrão". Nesse caso, o Chrome substituirá o Microsoft Edge e todos os links em que o utilizador clicar, e os mesmos passarão a ser abertos no Chrome. Obviamente, o mesmo cenário existe para o Firefox e os outros navegadores existentes.

Windows 11 já facilita a mudança do navegador padrão

“No Windows 11 Insider Preview build 22509 lançado no Dev Channel na passada quarta-feira, tornamos mais fácil para um membro do Windows Insider definir o navegador padrão para aplicações registadas com HTTP, HTTPS, HTM e HTML”, disse Aaron Woodman, do Windows vice-presidente de marketing do Edge. Ele acrescenta que os testadores "continuarão a ver-nos experimentar coisas novas com base no seu feedback" e em seus comentários.

O fato de a opção de um clique estar presente é uma boa notícia para quem não deseja usar o Microsoft Edge por padrão. Anteriormente, tinha que pedir ao Windows para abrir ficheiros HTM, HTML, PDF, SHTML, SVG, WEBP, XHT, XHTML, FTP, HTTP e HTTPS com o seu navegador preferido. A Microsoft deve ter suspeitado que o público em geral não entenderia esses termos e, portanto, permaneceria com o seu navegador Edge. Mas muitos utilizadores avançados reclamaram, assim como os seus concorrentes, como a Mozilla (Firefox) e da Google (Chrome).

navegador padrão

Devemos agora esperar até que a actualização esteja disponível para todos numa versão estável, que não deverá estar disponível antes de 2022, mas de momento ainda não há uma data específica.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta selecionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.