Windows 11 continua com dificuldades em crescer e os números de Abril são decepcionantes
30 Abril, 2022Windows 11 ainda não chegou aos 20% de quota de mercado
A versão mais recente do sistema operativo da Microsoft, o Windows 11, continua com dificuldades de crescimento: com quase sete meses após a estreia oficial, ainda não conseguiu chegar aos 20% de quota de mercado. O uso do Windows 11 aumentou 3% em Abril em relação ao mês passado, de 19,4% para 19,7%. Considerações semelhantes para utilizadores que visualizam novas versões do Windows 11 através do programa Insiders: de 0,6% em Março para 0,7% em Abril.
Enquanto isso, os utilizadores do Windows 10 estão a crescer: o uso da versão mais actualizada do sistema operativo com a versão 21H2, aumentou 6,5% em relação ao mês passado, de 28,5% para 35%; Os utilizadores do Windows 10 21H1 seguem com 26,4% (-0,1% em relação a Março).
A razão subjacente que limita a disseminação do Windows 11 é sempre a mesma: a introdução de requisitos de compatibilidade muito rigorosos que efectivamente excluem um grande número de máquinas da possibilidade de instalar, e usar, o sistema operativo de forma oficial e com suporte formal.
Para remar contra há então o trabalho de melhoramento da funcionalidade da plataforma que avança a um ritmo bastante lento. Por exemplo, o da barra de tarefas que actualmente não suporta (oficialmente) funções básicas presentes no Windows 10 como a possibilidade de ser reposicionado nas laterais do ecrã, e a habitual desconfiança de um novo sistema operativo que afecta sobretudo a sua difusão no ambiente corporativo.
De referir que as estatísticas em causa retratam os hábitos de utilização dos utilizadores de cerca de 60.000 PCs baseados em Windows 10 e 11 nos quais está instalado o software de monitorização AdDuplex. Eles não representam a totalidade da base instalada, mas ainda sugerem uma situação persistente de dificuldade do Windows 11 em termos de difusão.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.