Windows 11 melhora forma como gere as diferentes taxas de refrescamento
31 Julho, 2023A Microsoft continua a trabalhar em melhoramentos para o seu sistema operativo, e agora a empresa está a tornar a gestão da taxa de refrescamento do Windows 11 mais inteligente, com alguns novos recursos que devem permitir que o sistema lide melhor com diferentes taxas em diferentes monitores.
Por enquanto, ainda são inovações experimentais, atualmente reservadas para os canais de desenvolvimento do Windows 11, mas a disponibilidade global não deve demorar a acontecer, já que isso é uma situação relativamente urgente.
“Melhoramos a lógica da taxa de atualização para permitir diferentes frequências em diferentes monitores, dependendo da taxa de atualização de cada dispositivo e do conteúdo exibido no ecrã. Isso servirá de suporte para determinadas situações multitarefa, como reproduzir e assistir a vídeos simultaneamente”, explicou a Microsoft num comunicado para o pessoal do programa Insider Preview.
Além dessa situação particular, é de se presumir que um sistema capaz de gerir a frequência de atualização dinâmica (ou variável, se preferir) de forma mais inteligente, também ajude a manter o consumo baixo. Não surpreendentemente, com o DRR (taxa de refrescamento dinâmica) ativo, mas com o modo de economia de energia selecionado ao mesmo tempo, o Windows 11 não ativará a taxa de refrescamento mais alta em nenhuma situação que surgir, desde que o utilizador não o desative.
Também digno de nota é o fato de que, se for bem implementada, uma solução semelhante pode até fazer com que os ventiladores de alguns GPUs girem com menos intensidade, com todas as consequências do caso também em termos de absorção de energia.
Por exemplo, com esta nova adição, os utilizadores das placas gráficas NVIDIA GeForce RTX Founder Edition 30 e 40 podem se ver ativando o modo “zero RPM” com mais frequência, uma função que não ativa os ventiladores quando o utilizador vê, por exemplo, conteúdo de vídeo em apenas monitor. Mas se adicionar um segundo monitor com alta taxa de atualização, muitas vezes o “zero RPM” é desativado, situação que neste caso não poderia mais acontecer graças à novidade em questão.
Windows 11 vai lidar melhor com a taxa de refrescamento quando o utilizador tem mais do que 1 monitor
De qualquer forma, como previsto de momento, é uma novidade reservada ao canal Canary do Windows 11, contida na versão Insider Preview Buld 25915 lançada na última quinta-feira, 27 de julho.
Joel Pinto
Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.