Windows 11 continua com dificuldades em chegar aos PCs

Windows 11 continua com dificuldades em chegar aos PCs

6 Novembro, 2022 0 Por Joel Pinto

Na ausência de números oficiais da Microsoft sobre o seu mais recente sistema operativo, o Windows 11, temos de confiar em números como os do StatCounter, que se baseiam em mais de 5 biliões de visualizações de páginas por mês por utilizadores da Internet em todo o mundo, e em mais de 1,5 milhões de sites.

E segundo o seu último relatório, que faz referencia ao mês de outubro, a participação de mercado do Windows 11 em computadores equipados com o sistema operativo da Microsoft é de 15,44%. Uma taxa de adoção que está a subir muito lentamente. O Windows 11 está disponível há pouco mais de um ano, e recentemente foi disponibilizada aquela que foi a sua primeira grande atualização, a 22H2.

Atualmente, isso significa que menos de um em cada seis PCs com Windows está a executar o Windows 11. Ressaltando que a participação de mercado do sistema operativo Windows em computadores desktop é de 75,93% (15,74% para macOS).

Em PCs com Windows, a participação de mercado da versão mais recente fica atrás apenas do Windows 10 em 71,29%. A surpresa é notar que a quota de mercado do Windows 7 se mantém nos 9,61% , beneficiando sem dúvida das ESU (Extended Security Updates) do lado empresarial.

O período do início de 2022 parece ter permitido que o Windows 11 decolasse, mas a tendência estagnou nos últimos meses. As condições para uma atualização para esse sistema (com a garantia de receber atualizações de segurança) são sem dúvida o principal obstáculo para uma adoção rápida.

Para o Windows 11, o tempo acabará por fazer o seu trabalho com a renovação dos PCs equipados com o sistema operativo da Microsoft… a menos que o grupo de Redmond volte a repetir a surpresa com o lançamento do Windows 12.

Windows 11

Windows 11 continua a crescer de forma muito lenta

Durante a publicação dos últimos resultados do grupo, o chefe da Microsoft disse que, apesar da queda nas remessas de PCs durante o terceiro trimestre, o uso do Windows continua a crescer.

“Existem quase 20% mais dispositivos Windows ativos mensais do que antes da pandemia. Em média, os utilizadores do Windows 10 e Windows 11 passam 8,5% mais tempo nos seus PCs do que antes."

Satya Nadella aponta ainda para um aumento nas implantações comerciais do Windows 11.

"A Accenture implantou o Windows 11 em mais de 450.000 PCs de funcionários, contra apenas 25.000 sete meses atrás, e a L'Oréal o lançou para 85.000 funcionários.”

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.