Windows 11: Nova actualização aumenta o desempenho das gráficas AMD em até 55%

Windows 11: Nova actualização aumenta o desempenho das gráficas AMD em até 55%

17 Junho, 2022 0 Por Joel Pinto

Depois de ver ganhos de desempenho de até 30% em jogos utilizando a API DirectX 11 no mês passado, as placas gráficas da AMD em breve terão um grande aumento de desempenho gráfico no OpenGL graças aos próximos drivers no Windows 11 22H2.

Com a próxima grande actualização do Windows 11, também chamada de Sun Valley, a AMD planeia acompanhar a Nvidia no OpenGL. É uma API para renderização por rasterização, um método de renderização para transformar primitivas 3D em pixeis. A Nvidia há muito tempo leva vantagem com as suas placas RTX, mas isso pode mudar em breve.

Com a nova actualização do Windows 22H2, a Microsoft já oferecerá aos Insiders um driver UWP de pré-lançamento da AMD 31.0.12000.20010 e o pacote de drivers também vem com o driver beta 22.05 OpenGL. O último aumenta massivamente o desempenho dos GPUs AMD em aplicações OpenGL.

Segundo está a ser avançado no Guru3D, as placas gráficas da AMD beneficiam de um aumento de desempenho na ordem dos 55% no benchmark Valley 2013, da Unigine. Os testadores também viram um aumento de desempenho, na ordem dos 33%, no benchmark Unigine Overlay com o driver OpenGL 22.05 mais recente.

Windows 11 22H2

Windows 11 22H2 chegará com melhorias para quem tem gráficas da AMD

Porém, nem tudo parece estar já bem optimizado, já que o novo driver causa quedas no desempenho no benchmark Heaven. Portanto, alguns testadores podem ter um desempenho inferior em alguns títulos OpenGL com os novos drivers de GPU Radeon, mas espera-se que a AMD optimize os seus drivers finais até ao lançamento oficial da actualização do Windows 11. 22h.

E para quem não sabe, a Microsoft começou a lançar a nova versão no canal Insider, mas não deve estar disponível para todos os utilizadores antes do Outono de 2022.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.