Windows 11 22H2 parece desacelerar os processadores AMD Ryzen 7000

Windows 11 22H2 parece desacelerar os processadores AMD Ryzen 7000

16 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

O Windows 11 22H2 definitivamente não parece ter um começo de geração muito agradável. Desde que foi lançado, há algumas semanas, muitos problemas já lhe foram associados, e o mais recente parece estar associado ao desempenho com processadores AMD Ryzen 7000, que são baseados em Zen 4.

O pessoal do CapFrameX (CFX) descobriu que quando um único CCD (CPU Compute Die) no AMD Ryzen 9 7950X de 16 núcleos está ativo, a configuração é capaz de superar o CCD duplo padrão 7950X. Cada CCD Zen 4 possui oito núcleos junto com a sua cache, entre outras coisas.

Para entender melhor o problema e avaliar os cenários que o afetam, a CFX decidiu testar duas outras instâncias em que o multi-threading simultâneo (SMT) foi desabilitado. Portanto, numa única situação de CCD com o SMT desativo, o AMD Ryzen 7950X de 16 núcleos e 32 threads foi reduzido a um CPU de oito núcleos com oito threads.

Assim como o caso de CCD único, a situação SMT-off também produziu resultados semelhantes que estão a mostrar melhor desempenho com menos threads.

Isso não parece ser um caso único, pois o experiente benchmarker de hardware, o Hardware Unboxed (HBU) notou um problema semelhante no seu sistema de teste RTX 4090. E, aparentemente, isso tem acontecido com muito mais frequência nos últimos tempos.

AMD Ryzen 7000

Agora são os AMD Ryzen 7000 a sofrer com o Windows 11 22H2

O problema de desempenho parece prevalecer no Windows 11 22H2 e, pelo que parece, parece que o Windows 11 22H2 está a ter um problema de agenda nos novos CPUs AMD Ryzen 7000 e é por isso que mais threads não estão a ajudar.

Também pode haver um bug no driver, semelhante ao problema que afetou as placas gráficas da Nvidia, e que posteriormente foi resolvido através de um simples driver. Talvez o próprio driver do GPU não esteja a utilizar corretamente os threads extras.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.