Windows 11 22H2: Problema com cópia de ficheiros parece ser mais sério do que esperado

Windows 11 22H2: Problema com cópia de ficheiros parece ser mais sério do que esperado

10 Outubro, 2022 0 Por Joel Pinto

Na semana passada, surgiram diversos relatos sobre outro bug que parece estar a afetar o Windows 22H2, e desta vez está diretamente relacionado com as transferência de ficheiros.

Nos PCs que atualizaram para a versão 22H2 do mais recente sistema operativo da Microsoft, os utilizadores notam que a velocidade de cópia é bastante reduzida, enquanto o problema não acontece nos computadores que não executam essa versão. Desde então, a Microsoft confirmou a existência desse bug, alegando que o desempenho pode cair cerca de 40% nos dispositivos afetados.

No entanto, esta declaração causou uma reação nos fóruns de suporte do Windows. Alguns utilizadores afirmam que essa estimativa está está muito abaixo da realidade, e que a sua velocidade de transferência de dados caiu drasticamente, muito mais do que somente 40%. Pior ainda, enquanto pensávamos ter encontrado a origem do problema, ou seja, o protocolo Server Message Block (SMB), parece que o problema está em outro lugar.

“Ainda não posso partilhar muitas informações, mas sabemos exatamente onde a desaceleração está a acontecer no kernel, nada a ver com SMB ou compactação”, disse o programador da Microsoft Ned Pyle nos fóruns da Microsoft. Um patch está a ser criado, mas pode levar vários dias, na melhor das hipóteses, antes de chegar aos PCs.

Windows 11 22H2

Windows 11 22H2 tem bug que atrasa a transferência de ficheiros

Felizmente, há uma forma de contornar esse problema do Windows 11 22H2. Como aponta a empresa de Redmond, basta utilizar uma ferramenta de cópia de ficheiros que não utilize a gestão de cache.

Para fazer isso, utilize os comandos robocopy ou xcopy diretamente no Terminal, assim: robocopy C:\source_folder\your_file C:\destination_folder ou xcopy C:\source_folder\your_destination_file C:\destination_folder .

Mas como deve imaginar, essa solução está longe de ser a ideal, e nem sequer é prática. Como tal, resta esperar pela solução da Microsoft, que não deverá demorar muito a aparecer.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.