Windows 11 22H2 chegará com algo muito esperado pelos utilizadores

Windows 11 22H2 chegará com algo muito esperado pelos utilizadores

11 Abril, 2022 0 Por Joel Pinto

Windows 11 22H2 chega com novidades na barra de notificações

A Microsoft publicou um extenso log de alterações que estão a chegar com a nova versão do Windows 11. Entre as novidades temos novos recursos, correcção de bugs, recursos experimentais, e muito mais.

Actualmente, tanto o Windows 10, como o 11, permitem que os utilizadores mostrem, ou ocultem, os ícones de aplicações no canto inferior direito da ecrã, e assim remover aplicações da área de notificação se tiver menos espaço disponível, ou manter todos os ícones na barra de tarefas para maior comodidade. Como alternativa, as Definições do Windows permitem que seleccione que aplicações podem ficar ao lado do relógio, e quais as aplicações que se escondem no menu atrás do botão com um ícone de uma seta para cima.

Agora, uma série de capturas de ecrã mostra a área de notificação no Windows 11 com diferentes formas da barra de tarefas. O Windows 11 22H2, aquela que será a próxima actualização de recursos do sistema operativo da Microsoft, aparentemente tem uma terceira opção: desactivar todos os ícones na área de notificação, inclusive remover o menu flutuante. Pode encontrar a nova alternância nas Definições > Personalização > Barra de tarefas > Outros ícones da bandeja do sistema. Desactive a opção ” Ocultar menu de ícones” para remover todas as aplicações da área de notificação. Essa desactivação do menu de ícones deixa apenas os indicadores padrão: relógio, volume, bateria, ligação de rede, e idioma de entrada.

Windows 11 22H2

Alguns podem argumentar, com razão, que desabilitar ícones na área de notificação piora a experiência de utilizador, já que ao remover opções como “Safe Eject Media” ou o indicador de status do OneDrive, pode não ser benéfica. Além disso, o utilizador não pode, por exemplo, fechar algumas aplicações se elas não aparecerem no canto inferior direito do ecrã.

Ainda assim, pode remover todos os ícones desnecessários e deixar aqueles que apenas mais precisa. Em poucas palavras, o novo recurso permite tornar a barra de tarefas um pouco mais limpa sem menus expansíveis adicionais. Também é uma boa alternativa para corrigir um bug em que o sistema traz de volta os ícones anteriormente ocultos da barra de tarefas.

Parece que a Microsoft introduziu a opção de ocultar o menu de ícones em algum lugar durante o processo de desenvolvimento do Windows 11 22H2. A versão inicial do Windows 11 não possui esse recurso e as notas de versão para compilações de desenvolvimento não o mencionam. O que a Microsoft mencionou é que a empresa não tem planos de restaurar a opção de mover a barra de tarefas.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.