Windows 10: Windows Defender torna-se mais eficiente

Windows 10: Windows Defender torna-se mais eficiente

10 Julho, 2020 0 Por Joel Pinto

Actualmente, a Microsoft está a testar um novo recurso da sua suite de segurança, o Windows Defender, que agora é chamado de Microsoft Defender, que faz parte do sistema operativo Windows 10. Chamada de KDP (protecção de dados do kernel) , a funcionalidade em questão bloqueia qualquer tentativa de invasão no kernel do Windows .

"Vimos hackers usarem drivers assinados, mas vulneráveis, para atacar estruturas de dados de políticas e instalar um driver malicioso e não assinado", afirmou a Microsoft no blog Security Kernel Core Team. "O KDP reduz esses ataques, garantindo que as estruturas de dados da política não possam ser adulteradas. "

Com base na tecnologia de virtualização de hardware (VBS), essa nova funcionalidade do Windows Defender torna possível garantir o acesso ao kernel feito algumas vezes por programadores do Windows, outras por programadores de soluções de terceiros, como aplicações de gestão de segurança e DRM.

Ao reduzir o número de verificações periódicas, principalmente em relação aos dados protegidos contra gravação, o KDP também permite reduzir a carga do processador. A Microsoft também explica que o KDP facilita o diagnóstico de erros de corrupção de memória que não representam necessariamente falhas de segurança. Por fim, o KDP deve incentivar os programadores, e fornecedores de drivers, a melhorar a compatibilidade, e a segurança, do seu software.

Windows Defender

Como descarregar a nova versão do Windows Defender?

Essa nova funcionalidade já está disponível para utilizadores do programa Windows Insider. A configuração de hardware necessária para suportá-la pode ser encontrada no site da Microsoft. Para aceder ao programa Windows Insider, provavelmente já sabe como é: abra o módulo Definições do Windows 10 e clique em Actualização e segurança. No painel esquerdo, vá para o Windows Insider Program e pressione o botão Iniciar. Após reiniciar o PC, inicie uma pesquisa de actualização na função Definições > Actualização e segurança > Windows Update > Verificar actualizações.

Nos últimos anos, a suite de segurança da Microsoft tem vindo a melhorar continuamente, apesar de alguns problemas com as actualizações do Windows 10. Hoje, a solução entregue pela Microsoft não tem nada a invejar aos pacotes pagos, excepto as suas inúmeras possibilidades de ajustes, ou as suas ferramentas de optimização. Porém, em termos de eficácia contra malware, o Windows Defender já não tem nada a provar, como mostram os resultados do pessoal do AV Test, que regularmente classificam o Windows Defender como um dos  melhores antivírus gratuitos.

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.