Windows 10 vai ficar menos sensível à remoção de Unidades USB

Windows 10 vai ficar menos sensível à remoção de Unidades USB

9 Abril, 2019 0 Por Joel Pinto

Nos primórdios das unidades de disco USB, o Windows ficava mais do agitado quando o utilizador removia o disco sem avisar o Windows que o ia fazer. Para ser justo, havia uma boa razão para isso. Como a tecnologia de drives e os sistemas operativo começaram a trabalhar juntos, a remoção de uma unidade (especialmente enquanto estava em uso) poderia literalmente arruiná-la.

Felizmente, as actualizações para o Windows 10 tornaram muito mais difícil estragar uma PEN USB. Bem, pelo menos quando removida do PC sem qualquer aviso prévio. Formalmente, o sistema operativo, de forma bastante teimosa, permanecia com uma mensagem a informar que a mesma tinha sido removida. No entanto, após a actualização mais recente do Windows 10, o sistema operativo deixou de se queixar quando remove inesperadamente a PEN. O raciocínio é simples, as pessoas simplesmente deixaram de se incomodar para ejectar as mesmas. E eu por mim falo...

E com isto em mente, a Microsoft implementou uma funcionalidade que visa melhorar esse quesito, apesar de existir um trade-off para esta opção de remoção rápida. Especificamente, o Windows agora armazena em cache uma determinada parte dos ficheiros que estão a ser transferidos. Isso ser para proteger os dados se a unidade for subitamente removida.

Dessa forma, embora a operação geral seja boa, a transferências de ficheiros maiores pode começar a ficar um pouco mais lenta. Este é, essencialmente, o preço a pagar se quiser manter os seus dados tão seguros quanto possível.

Se o fizer, no entanto, poderá reverter a situação, para a versão mais arriscada e mais rápida, e pode fazê-lo digitando a guia "propriedades" na unidade USB enquanto estiver inserida. Basta mudá-lo para 'melhor desempenho' e verá aumentos de velocidade, embora, como acima referi, correndo o risco de perder os dados se decidir ejectar a PEN sem informar o sistema operativo.

FONTE

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook, no, Threads, do Instagram, do BlueSky e do X? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.

Joel Pinto

Fundador do Noticias e Tecnologia, e este foi o seu segundo projeto online, depois de vários anos ligado a um portal voltado para o sistema Android, onde também foi um dos seus fundadores.