Windows 10 com novo recurso para quem usa unidades SSD

Windows 10 com novo recurso para quem usa unidades SSD

2 Outubro, 2020 0 Por Joel Pinto

A utilização de unidades SSD é cada vez mais comum nos dias de hoje. Isso deve-se sobretudo à sua relação de qualidade e preço, que é cada vez mais apetecível. Dado o preço baixo das unidades SSD, é cada vez mais frequentes os utilizadores abdicarem de discos de grandes capacidades, com 1 ou 2TB, em favor de SSD's com menos armazenamento. No entanto, apesar de ter menos armazenamento, o SSD garante tempos de acesso muito mais rápidos, e uma velocidade de leitura e de escrita, que só quem já usou consegue verificar a diferença.

No entanto, tal como os HDD, as unidades SSD não estão isentas de ficarem corrompidas ou de chegarem ao fim de vida. E se com discos rígidos temos o S.M.A.R.T, da BIOS da motherboard, que muitas vezes nos informa que o mesmo está a chegar ao fim de vida, o mesmo pode não acontecer com o SSD. E a pensar nisso, a Microsoft decidiu incluir um novo recurso no Windows 10 que faz a monitorização da integridade  do SSD.

No anúncio do Windows 10 Insider Preview Build 20226, Brandon LeBlanc, autor da publicação, explica como esse novo recurso de monitorização da integridade "foi projectado para detectar anormalidades de hardware para SSDs NVMe. Quando tal anormalidade for detectada, uma notificação aparecerá na área de trabalho a informar:

"Um dispositivo de armazenamento pode estar em risco de falha e requer a sua atenção."

SSD Windows 10

Windows 10 já conta com ferramenta de gestão de unidades SSD

Nessa mesma notificação temos um link clicável para carregar as opções de backup e gestão da unidade no Windows 10, que também fornece mais detalhes sobre os motivos que levaram o Windows 10 a enviar a notificação.

Aqueles que tiverem com o Windows 10 Build 20226 podem verificar a integridade de um SSD a qualquer momento, para isso basta ir para as Definições > Sistema > Armazenamento > Gerir discos e volumes > Propriedades. Ai é onde estão as informações de integridade da unidade, e onde pode ver a vida útil restante estimada da unidade, a sua temperatura actual e todos os avisos em texto a vermelho. Nesse mesmo menu, temos a opção de "Fazer backup agora" para a sua conveniência.

FONTE

Ajude-nos a crescer, visite a nossa página do Facebook e deixe o seu gosto, para ter acesso a toda a informação em primeira mão. E se gostou do artigo não se esqueça de partilhar o mesmo com os seus amigos. Siga-nos também no Google Notícias, selecione-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.